sexta-feira, 22 de abril de 2011

"O pequeno príncipe"


(...) "E foi então que apareceu a raposa:
- Bom dia - disse a raposa.
- Bom dia - respondeu polidamente o principezinho que se voltou mas não viu nada.
- Eu estou aqui - disse a voz, debaixo da macieira...
- Quem és tu? - perguntou o principezinho.
- Tu és bem bonita.
- Sou uma raposa - disse a raposa.
- Vem brincar comigo - propôs o princípe

- estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo - disse a raposa. - Não me cativaram ainda.
- Ah! Desculpa - disse o principezinho.
Após uma reflexão, acrescentou:
- O que quer dizer "cativar"?
- Tu não és daqui - disse a raposa. - Que procuras?
- Procuro amigos - disse. - Que quer dizer cativar?
- É uma coisa muito esquecida - disse a raposa. - Significa "criar laços"...
- Criar laços?
- Exatamente. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessiddade um do outro. Serás pra mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo...
Mas a raposa voltou a sua idéia:
- Minha vida é monótona. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei o barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora como música. E depois, olha! Vês, lá longe, o campo de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelo cor de ouro. E então serás maravilhoso quando me tiverdes cativado. O trigo que é dourado fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento do trigo...
A raposa então calou-se e considerou muito tempo o príncipe:
- Por favor, cativa-me! - disse ela.
- Bem quisera - disse o principe - mas eu não tenho tempo. Tenho amigos a descobrir e mundos a conhecer.
- A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa. - Os homens não tem tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres uma amiga, cativa-me!
- Os homens esqueceram a verdade - disse a raposa. - Mas tu não a deves esquecer.
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

Li esse livro ainda na infância, e desde então, até hoje, quando perguntam qual a minha frase de vida, sem dúvida nenhuma, sempre respondo, é essa: "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".

Corremos atrás de tantas coisas nesta vida, procurando a felicidade. Muitos acham que serão felizes se tiverem dinheiro, uma casa grande e bonita, um carrão, uma profissão que ganhe bem, e por aí vai...
Mas todas as experiências que passei na vida até hoje me levaram a descobrir que, a única finalidade para a qual estamos aqui na terra, realmente, e que nos proporciona a verdadeira felicidade é "fazer o bem ao próximo".
É lógico que ter dinheiro e tudo o que ele pode nos trazer, que é o conforto, é muito bom. Aliás, o brasileiro precisa aprender a lidar com isso. Não sentir culpa ou vergonha porque tem dinheiro.
Talvez seja uma coisa mental, que plantaram em nós quando ainda pequenos: "é mais fácil um camelo passar por um buraco de agulha do que um rico entrar no reino dos céus". Mas é preciso analisar com sabedoria essa frase e saber que o que ela realmente quer dizer é "rico" de ganância, prepotência, arrogância e outras coisas mais. Não tem nada a ver com dinheiro e riqueza material. O dinheiro em si não é bom nem mau, depende de quem e de como o usamos. Mas é necessário,ao sermos ricos, manter nossos pés firmes no chão. É necessário ter noção do mundo onde vivemos e o que acontece ao seu redor. Enxergar a realidade e ver que existe muita gente sofrendo neste mundo, e a partir desta conscientização, fazer alguma coisa para ajudar. Aliás, todos devemos fazer isso, não só os ricos. Existem maneiras e maneiras de se ajudar o próximo.
Se queres ser feliz, de verdade, "cative, e procure ser eternamente responsável por aquele a quem cativou..."

Beijos...!

Uma novidade: um filme 3D que a França está produzindo e logo chegará por aqui:
>center

O Pequeno Principe from hoteldarede on Vimeo.

Nenhum comentário: