sexta-feira, 27 de maio de 2011

Arte: Imagens de leituras

Amo as Artes em geral. Me casei com um Arquiteto, que desenha e pinta muito..."semelhantes se atraem", embora eu não desenhe nem pinte nada...mas sei apreciar Arte, é intuitivo...e meu sogro era artista plástico, Retratista. Impressionante sua obras. Parece que suas pinturas iam pular da tela, sair andando, conversar conosco. Ele tem quadros espalhados pelo mundo todo. Era uma pessoa esplêndida, com um coração imenso, mas também tinha gênio de artista...(beijos, meu querido, onde o senhor estiver...). Eu o amava muito...
E agora posto aqui algumas artes, de vários pintores, com o tema "Leitura". Belas obras...aprecie...


Passatempos da tarde, 1863
Johann Georg Meyer von Bremen ( Alemanha, 1813 — 1886)
óleo sobre tela, 44 x 35 cm

Johann Georg Meyer von Bremen nasceu na cidade de Bremen em 1813. Pintor de gênero foi aluno, na Academia de Düsseldorf de Karl Ferdinand Sohn e de Friedrich Wilheim Schadow. Comelou pintando temas bíblicos. Mas depois de viajar pela Bavária e pelos Alpes Suiços, estudando as pessoas que encontrava, passou a pintar cenas da vida diária , que lhe trouxeram fama pela sensibilidade e competência que demonstrou. Visitou repetidas vezes a Bélgica. Em 1852 mudou-se definitivamente para Berlim, onde se tornou professor em 1863. Faleceu em 1886, aos 73 anos.



Menina no tapete vermelho, 1912
Felice Casorati ( Itália 1883-1963)
óleo sobre tela-
Felice Casorati ( Novara, Itália, 1833 – Turin, Itália, 1963) foi um pintor, escultor e gravurista italiano conhecido por suas perspectivas fora do comum. Desde cedo ele mostrou grande interesse em música e nas artes visuais. Apesar de tentar uma outra carreira, a pedido dos pais, cursando a Universidade de Pádua, Felice abandonou os estudos em 1907 quando um de seus quadros foi aceito na Bienal de Veneza. Casorati teve uma vida agitada, movida pelo amor à arte e à política. Já estava bem estabelecido como artista plástico quando participou da Primeira Guerra Mundial. De volta recomeçou a carreira artística estabelecendo um estilo próprio baseando o mundo natural em formas geométricas. Dedicou-se à pintura de gênero, retratos e naturezas mortas.


Jovem lendo à luz de vela, s/d
Dong Wen Jie ( China, 1972)
óleo sobre tela
-Dong Wen Jie nasceu em Baishan, na China em 1972, é uma pintora e designer conhecida no mundo ocidental pelo nome de Angel.  Ela freqüentou a Academia de Arte Xi’an ao Norte da China onde começou sua colaboração com Xie Qiu Wa – hoje seu marido.  Por muitos anos teve um ateliê em Qingdao, mas hoje reside no norte da China. É uma artista da escola do realismo chinês.  Hoje, depois de muitos anos de sucesso dentro da China, seus trabalhos também são apreciados no ocidente onde já expôs e onde também tem muitos colecionadores


Em casa: um retrato, 1872
Walter Crane (Inglaterra, 1845 — 1915)
aquarela e têmpera sobre papel
Leeds City Art Gallery–
Walter Crane, RSW, (Inglaterra, 1845-1915) foi um pintor, ilustrador, designer, escritor e professor. Desde criança mostrou ter habilidade para a pintura e o desenho que foi prontamente encorajada por seu pai, o retratista e miniaturista Thomas Crane (1808-1959). A série de desenho para ilustrações que Walter Crane fez para o livro Lady of Shalott de Tennyson, foi primeiro mostrado a Ruskin que se encantou com o uso das cores. Mais tarde quem acreditou no talento de Walter Crane foi o gravador William James Linton de quem Crane foi aprendiz. De 1859 a 1862 Walter Crane aprendeu as técnicas da exatidão e da economia de traços num desenho para ser transposto para a xilogravura. E se esmerou no assunto. Teve uma carreira de grande sucesso, morrendo em 1915 aos 75 anos.


A lição no jardim, 1900
Ada Shirley Fox [née Holland] , Inglaterra
óleo sobre tela


Moça com livro, 1879
José Ferraz de Almeida Júnior ( Brasil, 1850-1899)
óleo sobre tela
Museu de Arte de São Paulo


Fonte de pesquisa: Peregrina Cultural

Nenhum comentário: