quarta-feira, 25 de maio de 2011

A Maior Flor do Mundo | José Saramago

Foi a única obra feita por Saramago intencionalmente para as crianças. Mas, não precisava de nada mais...uma obra-prima...emocionante...

O Livro:



O Curta:



“E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?"



José Saramago era ribatejano, uma vez que era natural da pequena mas simpática e singela aldeia da Azinhaga, perto da Golegã, onde nasceu em 1922.
Oriundo de uma família pobre, foi serralheiro mecânico e jornalista. Escritor autodidata, por volta de 1976, passou a viver da escrita.
A partir de 1993, passou a dividir o seu tempo entre Portugal e Espanha, tendo ido viver para as Ilhas Canárias, em Lanzarote.
Em 1998, tornou-se o primeiro escritor português a receber o Prémio Nobel de Literatura. Escreveu várias obras entre as quais: Levantado do Chão, 1980; Memorial do convento, 1982 e A Caverna, 2000.
José Saramago declarou um dia numa entrevista à TSF: « Tudo acaba por acabar.»

Em 18 de junho de 2010 perdemos a nossa "maior flor do mundo"...e "tudo acabou por acabar"...

Um comentário:

Lari Scrap disse...

Lizete,
Ficou cheio de conteúdo e beleza este blog novo - muito interessante e poético - um lugar para visitar sempre e sentir o perfume das flores.
Obrigada por sua visita e palavras incríveis sobre mim!
bjs
Lari