sexta-feira, 10 de junho de 2011

Aos portugueses...


Hoje quero fazer um agradecimento muito especial: ao nosso querido povo Português.
Nosso sim, porque eles fazem parte de nós, e nós fazemos parte deles. Não há como se falar em "povo brasileiro" sem se falar em "povo português". A família de meu avô, alemães, chegaram ao Brasil através de Portugal. E se a maioria procurar pelas suas raízes, constatará que também tem profundas ligações com este povo. Nem era preciso falar sobre isto. É fato.
E é de impressionar como o povo português gosta dos brasileiros. Como eles curtem tudo o que fazemos: nossa arte, nossa música, nossa culinária e até nossos programas de televisão, como as novelas.
Eu tenho um outro blog de artes em Scrapbook, e depois dos brasileiros, o povo que mais visita meu blog é o povo português. E aqui, neste meu novo blog, posso constatar novamente o carinho desse povo por nós. Também são eles os que mais me visitam aqui, depois dos brasileiros. E isto não acontece só no meu blog, mas vejo isto acontecer em vários outros que visito.
Eles são Europeus, de um outro Continente, mas nos respeitam muito e a tudo que fazemos.
Acompanhei uma série de 13 capítulos, que passou na TV Cultura, "Brasil, Portugal - Lá e Cá", apresentado pelo brasileiro Paulo Markun, e pelo português Carlos Fino", mostrando a relação entre os dois países, suas semelhanças, suas diferenças. Foi um programa lindo, para aplaudir de pé, que acredito, unirá mais ainda estes dois países, desmistificando idéias esteriotipadas,como mágoas e disputas do período colonialista, a de acharem que mulheres brasileiras são prostitutas, e nós os brasileiros, acharmos que todo português é burro, a idéia de um povo que só veste roupas pretas e só tem velhinhos e velhinhas andando pelas ruas, e tantas outras, tanto de "lá, como de cá", assuntos que tem origem sociológica e cultural, mas não passam de visões equivocadas. Descortina-se ali um povo bonito e moderno, com idéias e tecnologias avançadas. Muito bonito de se ver.
O que importa mesmo é a demonstração de carinho e afeto deste povo por nós, que eu sinto ser sincero e eu só tenho que agradecer e dizer: "Obrigada, querido povo português!"

Um beijo, com muito carinho, para este povo querido!
Unindo os povos e extinguindo toda forma de preconceito e racismo!

O programa já acabou, não está mais em exibição na tv, mas se você tem interesse, pode assistir a toda a série aqui, neste Site, Programa "Brasil e Portugal, Lá e Cá"

Texto: Lizete Ferraz
Foto: Carlos E. D. Ferraz

Nenhum comentário: