sábado, 11 de junho de 2011

Nosso destino... já está traçado ou ainda podemos mudá-lo?

Antes de você começar a ler o texto abaixo, entre aqui e leia esta história, de número 3, senão você não compreenderá o texto em sua totalidade.


Com esta brilhante história, que você acabou de ler e que eu jamais esqueci desde que a ouvi pela primeira vez, podemos perceber que, apesar do nosso destino estar previamente traçado, podemos mudá-lo radicalmente através de nossas atitudes e posturas mentais.
Esta atitude que o homem tomou, de salvar os peixinhos, é chamada de "Fukuden". Ou seja, toda e qualquer atitude que o ser humano pratique que se resuma em "praticar boas ações" recebe este nome. Desde pequenos eu ensinava aos meus filhos o seguinte:

"Todos nós, seres humanos, sem exceção, trazemos em nossas costas uma cestinha invisível, que você não enxerga, mas ela está lá. E tudo aquilo de bom que você fizer na sua vida vai ficando guardado, acumulado naquela cestinha. Isto chama-se "Fukuden". Quanto mais Fukuden você fizer, mais você terá sucesso, êxito e sorte na sua vida. Portanto, tratem sempre de encher esta cesta de bastante, muito 'Fukuden', se você quiser ter sorte, se quiser que dê tudo certo na sua vida, se quiser ser feliz. Então, quando eles queriam algo, eles diziam: 'preciso fazer bastante Fukuden', e ao mesmo tempo, quando não conseguiam algo que queriam, diziam: 'não fiz muito Fukuden. Por isso, não consegui, né, mãe?'E eles cresceram com o 'Fukuden' na cabeça."

E até hoje, já tenho dois filhos trabalhando, fazendo estágio em Direito, eles atribuem tudo o que fazem e seus resultados ao tal de 'Fukuden'. É até engraçado como este ensinamento fixou na mente deles. Mas isto foi muito bom, porque aprenderam a praticar boas ações e prestar atenção no próximo. Quando estão na rua, costumam pagar almoço ou lanche para os mendigos. E depois eles vêm me contar. Eles estão enchendo a cestinha invisível, que não enxergamos, mas que está lá, em suas costas. Nas costas de todos os seres humanos.
E uma coisa mais incrível ainda é que, aqueles que acumulam muito Fukuden não têm sorte só em sua própria vida, mas sim, acabam deixando plantado para gerações futuras, para os seus descendentes. Isto é fantástico, não? Às vezes você não encontra uma pessoa na sua vida com muita sorte, que parece que tudo lhe cai do céu, tudo dá certo para ele, e sem que ele faça muito esforço? pois é, esta pessoa está sendo beneficiada com o Fukuden que Antepassados deixaram para ele. E, ao mesmo tempo, aqueles que não conseguem realizar as suas metas, os seus ideais, os seus sonhos, é porque está faltando Fukudem em sua cesta. Não há compensação. É necessário que a pessoa se esforce mais, que plante mais, que dê mais,para que possa alcançar e atingir os seus ideais.
Eu encontro tanta gente no meu caminho reclamando da vida. Aliás, é o que mais tem. É difícil você encontrar pessoas que agradeçam a sua vida, que agradeçam ao que tem. Elas estão sempre reclamando do que não tem, ao invés de agradecer aquilo que já possuem. "Ah, mas eu não tenho nada."

No filme "Ao entardecer" (um grande filme, que marcou e mudou a minha vida), há uma cena em que uma das filhas (Tony Collette) da personagem principal (Vanessa Redgrave), reclama com a amiga de sua mãe (Meryl Streep) dizendo que a sua mãe (que está na cama, quase morrendo) não fez nada da sua vida, que passou a vida sem realizar nada, teve uma vida vazia, passada em branco. Então, a personagem (Meryl Streep) responde: "Fez. Ela fez sim. E ela fez muito. Ela encontrou o seu pai...casou-se com ele...teve você e suas irmãs...lhes criou. E hoje vocês estão aí. Ela fez muito de sua vida".

Linda esta cena, não? eu me emocionei...chorei. Porque ali eu percebi como tudo na nossa vida está em pequenas coisas e atitudes, e nós nunca percebemos isto. Sempre é necessário fazermos mais, termos mais, sermos mais.. Grandes, ricos, famosos, ter grandes realizações, muito dinheiro, muitos bens acumulados...mas na verdade, a vida não é assim...ela não exige nada de muito grande de nós...apenas que prestemos mais atenção nas pequenas coisas, nos nossos pequenos gestos, atitudes, pensamentos...é isto que fará de nós "Grandes"...
É necessário que se tome uma atitude, que se mude a postura mental e que partamos para a ação ao invés de ficarmos reclamando. "Ah, mas eu não sei por onde começar". Comece por pequenas atitudes. Ajude a quem está ao seu lado. Preste muita atenção em tudo o que acontece ao seu redor. Se você perceber, a Vida nos coloca inúmeras situações em que poderíamos arregaçar as mangas e ajudar. Mas, o ser humano não está muito atento para isto, é melhor ficar ali, mais acomodado, sem se preocupar muito com o que acontece ao seu redor. Afinal, você não é o responsável pelas desgraças do mundo. Pois eu lhe digo: é sim. O seu mundo, o seu destino, a sua vida, é você quem faz. É voce quem projeta, quem cria, quem molda.
Ninguém mais é responsável por ela. Mas é mais fácil você ficar culpando o mundo, não é? a culpa é dos seus pais, do seu chefe, do seu namorado que te abandonou, das pessoas que não lhe compreenderam...não é assim? Não, não é. Você é o único responsável por tudo aquilo que lhe acontece na vida. O único. E quando você aprender a assumir a responsabilidade, você amadurecerá. Quando somos pequenos e estamos crescendo, nosso corpo dói muito. Isto acontece porque nosso corpo está em pleno desenvolvimento, crescendo. Nossos órgãos, nossos ossos, pele, etc. E dói. Mas é preciso, para crescermos. E a mesma coisa acontece com a nossa alma. Quando ela está crescendo, evoluindo, sentimos dores. Muitas vezes, fortes dores. Para depois nos encontrarmos grandes, completos, desenvolvidos, maduros.

Há um tempo atrás eu fiquei muito doente, achei mesmo que eu iria morrer. Ainda não me sinto muito preparada para falar sobre isto, mas um dia, escreverei sobre tudo o que passei.
Meus pais não se conformavam com aquela situação e sempre me indagavam: "filha, e a sua fé? cadê aquela fé tão grande, imensa, que você possuía desde pequena? Reze filha, entregue tudo nas mãos de Deus." Mas eles não aceitavam tudo o que eu estava passando e ainda me cobravam. No início da doença eu cheguei mesmo a ficar revoltada, brigar com Deus e o Universo, achando que eu não merecia passar por tudo aquilo. E tudo aconteceu em um período da minha vida em que eu mais estava ajudando as pessoas. Fazia muitas palestras, muitas visitas em hospitais de câncer e aids, ia visitar pessoas e amigos com grandes problemas e orar e meditar com eles...mas um dia, eu despertei. Compreendi que eu precisava passar por aquilo. E como dizia o avô do meu marido: "O que é da matéria, é da matéria, o que é do espírito, é do espírito". E eu me resignei. Eu sempre dizia: preciso passar por isto, pois estou crescendo, não se preocupem comigo. Minha família sofria, meus filhos choravam comigo...mas eu estava crescendo...E eu cresci. A dor foi muito grande...o sofrimento...imenso...mas, um dia eu acordei...e eu estava curada...e estava GRANDE...estava IMENSA...preenchida de luz, amor e sabedoria...o Universo agora me recompensava...e eu, agradecia...não consigo falar muito sobre isto...ainda choro muito...

Mas, todos nós, ao passarmos por grandes dores, perdas, sofrimentos, crescemos. E ao sair da escuridão, encontramos um mundo de muita luz e paz. Isto não acontece só comigo. Sempre acontecerá com todos nós. É Lei. Universal. Caímos. Sofremos. Sentimos dores. Lutamos. Corajosamente. Levantamos. Avançamos. Crescemos. Evoluímos. Nos encontramos Grandes. Mas Grandes de verdade...Agora Fortes...Corajosos...

É verdade que a minha cesta estava transbordando de Fukuden. Mas, se a sua não está, porque não a enche e a transborda também????!!!!! Tome uma atitude, mude a sua postura mental, acumule muito Fukuden em sua cesta, agradeça a tudo o que já tem, e com certeza, voce estará traçando e moldando um grande destino e futuro na sua vida, mesmo que as cartas que estavam marcadas não fossem muito boas. Você pode transformar o seu mundo, basta você desejar e mudar o seu modo de ver, pensar e agir. E se no seu destino estiver traçado riqueza e fama para você, se for a sua missão espiritual, isto tudo virá acompanhado de muita paz e felicidade, sem que pra isso você precise se matar, praticar atos indignos, se tornar um ser sem honra e sem caráter. Virá tudo na devida ordem e tempo, lhe trazendo somente coisas boas. Não se preocupe. Apenas esteja atento a tudo ao seu redor e procure praticar e acumular Fukuden. Todo ser humano merece ser feliz! Acredite com toda força nisto!

Um beijo, com carinho!

Texto escrito por: Lizete Ferraz

Nenhum comentário: