sábado, 28 de maio de 2011

Cinema: "História Real" de David Linch




Um homem de 73 anos (interpretado por Richard Farnsworth), que, ao saber que seu irmão Lyle está doente, decide pôr fim a um desentendimento que já dura dez anos. Como Alvin enxerga mal e caminha com dificuldade, ele decide vencer os quase 500 quilômetros que o separam de Lyle no único meio de transporte que é capaz de dominar: um pequeno trator de cortar grama. Serão semanas de viagem, num trajeto que tem muito de simbólico. A cada pessoa que conhece à margem da estrada, Alvin recupera um trecho de sua vida, como que numa preparação para o reencontro com sua porção mais antiga e amada – seu irmão.
Este filme, do Diretor David Linch, que é considerado um dos mais estranhos e alucinados diretores que já apareceram ultimamente, não tem nada a ver com seus outros filmes (quer dizer nas entrelinhas, tem sim).
É um filme emocionante, com uma mensagem linda de determinação, coragem e perdão.
A trilha sonora, que sempre é um dos pontos mais marcantes dos filmes de Linch, nos levam e embalam junto com o personagem em uma viagem que parece não ter fim (já pensou fazer uma longa viagem sentado num carrinho de cortar grama?).
Quanto a outros filmes de Linch, eu já assisti vários. Realmente são "diferentes". São filmes fortes, com cenas muitas vezes que nos chocam, e no final fica aquela sensação de agonia misturada com melancolia, tristeza, alguma coisa assim, como sempre são os filmes considerados "cult". Tem que estar preparado para eles, ou ser mesmo um cinéfilo, para compreender o que se está querendo passar através da história. Mas são histórias e sentimentos de vidas, e realmente existem, acontecem. Inclusive, tem muito ali da própria vida de Linch, que foi permeada de conflitos e dificuldades. Eu costumo dizer que já senti um pouco da sua alma, e muitas vezes vejo nele um pequeno garoto levantando os braços e implorando por socorro, e outras vezes, um ser humano puro, com uma vontade infinita de dividir com alguém conquistas boas que fez em sua vida. É o que sinto de David Linch.
Mas, não deixem de assistir "História Real". É linda, sensível, e vai deixar marcas.
Se for assistir aos outros filme, vá preparado. Numa tarde de sábado ou domingo, com bastante luz no ambiente, e em um dia que esteja de bom humor, feliz. Nunca triste e amargo. Talvez voce entenda o que ele quer gritar...


Filmes:
Veludo azul
Coração Selvagem
Twin Peaks
Império dos sonhos
Cidade dos sonhos
Duna
O homem elefante
A estrada perdida


Quer mais sobre ele? entre aqui
Texto: Lizete Ferraz

Um comentário:

Rozani disse...

Oi Lizete, tudo bom?
Aqui está o link para o abaixo assinado:
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=codflore

Muito obrigada pela sua visita no meu blog.Adorei o post do Johnny Depp. Eu adoro ele como ator e ele é um gato!Eu assisti este filme do seu post. É muito bom.Uma delícia de história.Dá vontade de fazer o mesmo...sair viajando e conhecendo gente bacana.
Um bj, Rozani