segunda-feira, 16 de maio de 2011

As frutas e seus benefícios


Quando não estive bem de saúde, estudei e conheci bem os benefícios das frutas. Quando me sentia fraca, desanimada ou triste, corria comer frutas (e chocolates)...rsrsrsrs
Vou colocar aqui algumas frutas que sei que são as mais consumidas pelos brasileiros e o que elas trazem de bom.

BANANA

É uma fruta recomedada para a depressão, pois ela possui triptofano, um elemento que aumenta os níveis de serotonina, o hormônio do bem-estar. É ótima para a hipertensão, para dores de cabeça e para fortalecer os músculos do coração. É rica em proteínas, vitaminas e sais minerais. É ótima para os estudantes, pois por causa do potássio, ajudar a aumentar a concentração.

MELANCIA

É uma ótima fruta para dietas, por ser umas das frutas que mais contém água, dá a sensação de saciar a fome. Rica em becaroteno, promove uma limpeza no sistema digestivo, tanto intestino como estômago. É laxante, diurética, ótima para tratamento de pedras nos rins.


PERA


Sabia que comer três peras por dia ajuda a eliminar os quilos extras? A fruta é rica em vitamina A, C, vitaminas do complexo B, fibras e água.


LARANJA

Riquíssima em vitamina C. O consumo regular de laranjas (1 fruta ao dia ou 1 copo de suco) está significativamente associado à menor incidência de câncer de pulmão e estômago, pois são muito ricas em compostos anticancerígenos.



LIMÃO


O limão facilita o metabolismo das gorduras e diminui a síntese de colesterol e de triglicérides. Além disso, é rico em vitamina C, que ajuda na absorção de ferro, é altamente antioxidante e contém limonóides, substâncias potentes no combate ao aparecimento de tumores.
Suely, do site Saúde e Natureza, aqui dá uma aula sobre os benefícios do limão. Não deixe de ler. Nem eu sabia que era tão maravilhoso assim.


GOIABA


Assim como o tomate, a fruta é rica em licopeno, substância que neutraliza a ação de radicais livres e estimula o sistema imunológico. É também muito rica em vitamina C, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Estudos apontam o licopeno como redutor de risco de câncer, principalmente de próstata. É uma fruta que não contém muito açúcar e nem muita gordura, sendo ótima para dietas.

MORANGO


O morango é rico em vitamina C, e por isso o consumo desta fruta leva a evitar a fragilidade dos ossos e a má formação dos dentes. Também dá resistência aos tecidos, age contra infecções, ajudar a cicatrizar feridas e evita hemorragias.


UVA


A uva é uma fruta rica em vitaminas A, B1, B3, B6, C, a fruta tem poder antioxidante, responsável pelo rejuvenescimento. A uva pode combater inúmeras doenças, como anemia, hepatite, reumatismo, gota, artrite e até depressão. O suco de uva também é poderoso. Estimula a digestão, previne doenças, aumenta a expectativa de vida e também é ótimo para o coração. A fonte da juventude também pode estar nessa milagrosa frutinha. São 20 antioxidantes em sua composição, que atuam como "um exército" contra os radicais livres, que promovem o envelhecimento.


ABACAXI


Essa fruta é rica em vitamina C e sais minerais como Cálcio, Ferro e Fósforo. A vitamina C é um remédio de choque contra o frio, cansaço,gripe e depressão. É necessária ao desenvolvimento de ossos e dentes, aumenta a resistência dos tecidos e dos vasos sanguíneos. Os sais minerais contribuem também para ossos e dentes, mantêm o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso. O abacaxi facilita a digestão de produtos protéicos como carnes, peixes e aves pela alta porcentagem de celulose.


MAMÃO


Maduro e ao natural, o mamão constitui um excelente alimento, pois é rico em sais minerais como Cálcio, Fósforo, Ferro, Sódio e Potássio, que participam na formação de ossos, dentes e sangue, evitam a fadiga mental, produzem energia e ajudam a manter o equilíbrio interno do organismo; vitamina A, que protege a pele e a vista; e vitamina C, que fortalece os ossos e gengivas.
Contém ainda Papaína, em maior quantidade no fruto verde, uma substância importante para o bom funcionamento do aparelho digestivo.
O mamão é eficaz contra a asma, diabete, tem propriedades laxativas, calmantes, além de ser purificador do sangue, sendo indicado a pessoas que possuem aparelho digestivo delicado ou irritado.


MAÇÃ


Fruta das regiões temperadas, a maçã, além de saborosa, tem considerável valor nutritivo. Contém vitaminas B1, B2, Niacina e sais minerais como Fósforo e Ferro. As vitaminas do Complexo B em geral ajudam a regular o sistema nervoso, o crescimento, evitam problemas de pele, do aparelho digestivo e queda dos cabelos. O Fósforo previne a fadiga mental, além de contribuir para a formação de ossos e dentes. O Ferro é importante na formação do sangue.
É rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação dos coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames. A maçã é recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade , reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso. A sua casca seca é empregada como chá para purificar o sangue e como diurético.
Para melhor aproveitamento das suas vitaminas, o ideal é consumi-la ao natural com casca, pois é junto dela que estão a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais.


Aqui reuni onze frutas e suas propriedades de cura e nutrição. Mas temos muito mais frutas importantes para nutrição e prevenção de doenças: o abacate, a jabuticaba, o maracujá, o açai, o araça, a jaca, a acerola, o caju. Nestes sites onde pesquisei você poderá dar uma olhada melhor.

Bora comer muita fruta e beber muito suco???

Beijos!


Pesquisa: Sites Saúde e Natureza, Minha Vida, Frutas e Companhia

Nenhum comentário: