sábado, 22 de outubro de 2011

Cinema: Filmes Orientais fabulosos

(Filme  Primavera, verão, outono, inverno...primavera)

Nossa, vou adorar passar a dica destes filmes asiáticos para voces, na verdade, a maioria é chinês. Gosto muito de filmes orientais, pois através deles podemos conhecer culturas totalmente opostas à nossa, ocidentais. A minha lista é imensa, mas aqui passo alguns dos meus preferidos. São filmes até antigos, mas para mim, inesquecíveis.

O cheiro do papaya verde 



É um filme franco-vietnamita. Prepare-se. Voce vai ser transportado para um mundo de calma e sutilezas, cores e cheiros, desejando estar dentro do filme, como se fosse um personagem dele. Isto o Diretor Anh Hung Tran faz com maestria e ainda é ajudado pelo Diretor de fotografia Benoit Delhomme que, juntos,  transformam o filme em uma obra de arte. O filme nos mostra uma sociedade em plena mutação cultural e econômica, antes dos terríveis conflitos armados e políticos pelos quais viria a  passar, a Guerra do Vietnã.
É um filmeNos anos de 1950, jovem camponesa vietnamita muda-se para a cidade e vai trabalhar em casa de família como doméstica. Ao longo dos anos muitas mudanças irão ocorrer, inclusive no que diz respeito à sua emancipação e liberdade. Um filme excelente!




Lanternas Vermelhas


Para mim, um clássico oriental. Através dele, vamos viajar por uma cultura feudal e machista, onde só os homens tem poder e as mulheres, seus objetos sexuais, apesar da história se passar no início do séc. XX.
No interior da China, anos 1920, jovem de 19 anos perde os pais e é forçada a se casar com um homem 50 anos mais velho.Ele é um senhor poderoso e que já possui três outras mulheres vivendo cada uma numa casa. Há uma competição entre elas, e o homem escolhe com qual irá passar a noite, deixando uma lanterna vermelha acesa na frente de casa.
Todas às vezes que eu ouço falar em relacionamentos abertos e liberais entre casais, eu me lembro deste filme, onde nem mesmo em uma cultura milenar, onde existia a poligamia, isto dá certo, pois voce verá os conflitos por quais passam todas as esposas. Um filme chinês, extraordinário, dirigido por Zhang Yimou .














As luzes de um verão


Um filme magnífico, parece mais uma pintura, uma arte. De uma leveza, simplicidade e ao mesmo tempo enche nossos olhos de encanto pela beleza de suas imagens e história. É um filme vietnamita, dirigido pelo mesmo diretor de "O cheiro do papaya verde",  o mestre  Anh Hung Tran.
O filme é narrado de forma poética e mostra  a cumplicidade entre três irmãs e seus segredos. 
Mais uma belíssima obra de arte.








Nenhum a menos


Filme chinês, do mestre e Diretor  Zhang Yimou. Grave este nome e não perca nenhum filme dele. É o mesmo que dirigiu "Lanternas Vermelhas" e  "Clã das Adagas Voadoras".
Quando a jovem Wei é chamada para substituir o único professor de uma escola com uma única turma, não recebe quaisquer instruções. Tudo o que importa para o prefeito é que ela impeça qualquer aluno de sair da escola por um mês. Em troca, ela receberia uma pequena recompensa em dinheiro (50 yuan).
Um filme simples e singelo, mas que nos comove intensamente. Prepare o lenço. Este filme foi considerado um dos 100 filmes mais importantes do século e foi vencedor de dezenas de prêmios internacionais. Maravilhoso!











Um longo caminho


Mais um filme de Zhang Yimou, em uma história linda e singela, sobre a atual e sempre conturbada relação entre pai e filho.
Takata é um pescador pacato, que mora em uma pequena cidade do interior do Japão. É um homem solitário e que fala  pouco. Tem um filho com quem não conversa e não vê há muitos anos e que mora na China. Ele  fica sabendo que ele está muito doente, em estado terminal. Ele resolve, então partir para lá, a fim de realizar um sonho do filho, e através desta atitude, buscar uma reconciliação com ele, reconquistando o seu amor e respeito. Viveremos junto com ele uma linda e comovente história de amor e perdão. Lindíssimo filme!





 
Caminho para casa


Filme chinês, também do Diretor  Zhang Yimou.  A história é simples e singela, mas de uma extrema humanidade.
Um jovem retorna para a sua aldeia natal ao receber a notícia de que seu pai falecera. Este era o único professor da aldeia, onde ensinou por 40 anos. Ao chegar em casa, a mãe diz que quer que seja cumprida uma antiga tradição da região: o cortejo do corpo falecido deve ser conduzido a pé para que não se perca a caminho de casa. E no meio disso tudo, iremos reviver o belíssimo e tocante romance vivido por seus pais.
O filme é belíssimo com uma fotografia e música  impecáveis.






Adeus minha concubina

Outro brilhante filme chinês, um clássico também, que nos é presenteado e  dirigido por Kaige Chen.  É uma história que emociona  e comove, nos trazendo fatos históricos como a China de 1937 sendo invadida pelos japoneses, a vitória de Chang Kai-Shek e o início da Revolução Cultural, mostrando as mudanças culturais  e históricas que irão ocorrer neste período. Amo  assistir filmes desta época, não sei porque, acho uma fase riquíssima da China.

Um filme educativo, que informa, extremamente rico em beleza de imagens e com excelentes artistas.
A história irá acompanhar a vida de dois jovens, unidos pelo destino e pela arte, ao longo de 24 anos. Brilhante!









Três Gerações, um Destino


Para mim, que creio na espiritualidade, esse filme explica muita coisa e o por quê de muitos acontecimentos em nossas vidas. Fiquei fascinada com a história, que é de três mulheres com situações e em tempos, diferentes. Cada uma, em sua época irá passar por momentos em que a sobrevivência em uma sociedade conservadora era extremamente difícil e penosa para as mulheres, fazendo com que seus sonhos fossem deixados para trás, dando lugar apenas para a luta pela vida ou sobrevivência.
O filme  revela uma lição passada entre avó, mãe e filha e nos mostra que os erros do passado devem sempre ser lembrados para jamais serem repetidos. 
Um filme chinês, dirigido por Young Hou que também traz uma belíssima fotografia e excelentes artistas.  Muito muito bom! 






Primavera, Verão, Outono, Inverno... e Primavera


Um filme sul-coreano, com direção de Kim Ki Duk. Num cenário deslumbrante, encontraremos um templo budista que flutua no meio de um lago. Um jovem discípulo está procurando apreender o caminho para compreender as diferentes etapas da vida. Tendo como parâmetro o poder das 4 estações do ano e o seu ciclo anual de nascimento, crescimento e declínio, a história passará com intensidade como também nós seres humanos estamos profundamente ligados ao mesmo estado da natureza. Estamos nós impossibilitados de fugir da roda da vida, ou seja, desejos, sofrimentos e paixões, e também crescimento e evolução do espírito.
Um filme que mexe profundamente com a nossa alma e nos remete a profundas reflexões. Maravilhoso!








eeeee


Aqui, mais algumas dicas de filmes imperdíveis: 


O trem de Zhou Yu

Pequenas flores vermelhas

Amor à flor da pele

Sonhos de xangai

Volto ainda com mais filmes orientais! Bom cinema, com pipoca e guaraná!!!

34 comentários:

Eloah disse...

Querida obrigada pela generosidade expressa nos teus comentários deixados no meu Blog.De coração mesmo.
Adoro filmes, mas confesso que só assisti dois desta tua longa lista.Vou guardar as informações para tentar resgatá-los e assisti-los.
Ah! a música de fundo do Yanni é belíssima.Parabéns pela escolha.
Querida que tenhas um final de semana abençoado e feliz.Bjs Eloah

Anônimo disse...

Hum que post recheado hein...
Bem confesso que não assisti nenhum da sua lista, mas agora vou providenciar, mas eu tenho uma dica para você, assista Órfãos da Guerra, o filme passa na china, cheio de lição de vida, maravilhoso...
beijos no coração amiga...

Fê blue bird disse...

Minha querida amiga, mais um gosto que temos em comum, sou cinéfila assumida :)Até já tive um blogue só sobre cinema.
Infelizmente não conheço muitos filmes orientais, dos que aqui salientou só vi o "Adeus minha concubina" que achei maravilhoso.
Vejo mais americanos e europeus.
Mas vou passar a ver mais orientais para partilhar depois consigo :))

beijinhos

Alessandra disse...

Fiquei feliz por ser a primeira da sua lista de seguidora. A gente segue porque gosta. E particularmente gosto muito dos seus posts.

E olha obrigada pela dica, meu pai gosta muito de filmes asiáticos, vamos ver essa sua lista.
Obrigada pelo carinho lá no meu blog.

super beijo.

chica disse...

Ando muito por fora dos filmes pois não lembro de nenhum desses.Pode???
Mas fica as dicas!!!beijos,obrigado pelo carinho, lindo domingo!chica

Ricardo e Regina Calmon disse...

Boa Noite,Lizete Amiga Querida:

Kibon ter voce em campos meus de girassois, nós nos encantamos com ternuras e alegrias tuas,maneira ímpar do viver e que praticamos eu e lindinha minha,dias todos de vidas nuestras.
Não que me sinta expert na arte de blogar,mas para mim,posts lindos como esses, reverenciando películas (amo as coreanas aussi)chinesas, é uma ternura aos seguidores teus,mas que com cereza, não terás resposta a altura do próprio post,pois em cada filme deste,até com texto minuta,sucesso farias mui mais,posts alongados não tem o merecido retorno,com simplicidade e humildemente,teus amigos,

Regina e Ricardo!

Viva La Vida!
PS sim,humor nosso a cada dia ,intenso é,forma nossa,da vida reverenciar!

bzuz girassólicos nossos em teu cardíaco!

Josiana Leite disse...

Esse três gerações e um destino quero ver muito, adorei conhecer seu blog, grande abraço.

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa noite querida amiga.

Esses filmes parecem muito bons, mesmo. São fortes e polêmicos.
Belas dicas.

(Muito obrigada pelas suas palavras, sempre gentis). Aquela resposta da Madre Teresa, que você citou, é mesmo uma maravilha.

Que Deus lhe dê um lindo fim de semana.

Beijos.

Celina Dutra disse...

Sorte a minha. Vir conhecê-la e ser recebida com esse presente maravilhoso de indicação de filmes orientais. Vou guardar a lista e conferir. Obrigada.
Girassóis nos seus dias. Beijos

Luna Sanchez disse...

Ah, eu gamo na fotografia, na delicadeza dos traços e gestos.

Anotei alguns como dicas, querida.

Obrigada.

Um beijo e um lindo domingo.

=)

maria neusa guadalupe disse...

Minha querida: seu blog está maravilhoso ..comovente....adorei a lista de filmes chineses.Alguns já vi e gostei muito.Vou passar a lista pro meu filho mais velho e pro mais novo também: adoram cinema,como eu.Beijos gratos,amigos e chuvosos.

Fênix27 disse...

Olá, amiga boas e ótimas dicas, para os amantes do cinema oriental.Fabuloso e para bens pela dica e idéia.
Passando para uma visita e dizer que teu link esta na minha lista de links no menu do blog.
Felicidades.

Lena disse...

Lizete
Que blog mais gostoso, com cheiro e sabor de cerejas frescas. Que riqueza de post esse. Dos filmes que vc indicou só tive o prazer de assistir dois deles, que, por sinal, imputo como maravilhosos. Já anotei os outros para pegar na locadora e me deliciar com essa cultura tão rica como o a oriental, principalmente quando expressa na sétima arte.

Obrigada por sua preesença tão carinhosa no meu Amadeirado.
Aproveito pra te deixar o enderço do meu ouro blog, o filho caçula, que anda meio abandonado, mas que nem por isso deixa de ser fofo, modéstia à prte. Chama-se "Além das Nuvens" (http://alemdasnuvens.blogspot.com)

Te espero lá!!!Bjkas com carinho!

Ivana disse...

Hei amiga,
Quero muito assistir Caminho para Casa, mas ainda não consegui encontrar. Gosto muito de cinema e tem muitos filmes mais antigos que são uma relíquia. Uma ótima semana, bjs
Ivana - Reserva de Emoções

manuela barroso disse...

Nossa Liz, pudera eu ter oportunidade de ver todos estes filmes dados a conhecer por uma verdadeira cinéfila. Tem tema para todos os gostos.Sendo uma cultura tão diversa das nossas, alguns costumes são difíceis de digerir...
Mas está na grandeza do ser humano saber respeitar cuturas e trajetos.
E não diga que não tem alma de poeta. Pode é expressar-se de forma diferente! Tem uma forma de transmitir poesia em formas de vida, de afetos, de amor incondicional. Obrigada pelas tuas tão lindas palavras. São só gritos de alma de sensações!
Um enorme abraço, Liz,

Boa semana
Abração!
Manu

Rozani disse...

Oi, minha amiga!
Nossa, quanto filme bacana!
Sabe, ñ é sempre que eu tenho vontade de ver filme oriental.Mas esses filmes quando são bons, são bons demais. Da sua lista eu só vi:Caminho para casa,Nenhum a menos,e acho que vi Três Gerações, um Destino.
Boa dica, viu!
Vou ficar mais atenta aos títulos. Eu ñ sei se é no telecine ou nos canais da HBO que tem passado vários filmes oriental.Vou prestar atenção nos títulos dos filmes pra ver se tem algum que vc indicou.
Muitos bjs,Rozani

pensandoemfamilia disse...

Voltarei com calma para ver tudo, pois vc nos escreve com detalhes imperdíveis.
bjs

Beth/Lilás disse...

Cerejinha querida!
Eu já vi alguns desses e são mesmo fantásticos, agora os que não vi, já estou anotando aqui, grandes dicas!
E se gostas de filmes asiáticos não perca A Partida, filme japonês extraordinário, depois me conta o que achou.
beijos mil, cariocas

(estou em férias, mas não resisto a dar uma passadinha de visita aos blogs amados.)

POR CARLOS EDUARDO DEVIENNE FERRAZ disse...

De todos o que eu mais gosto é o "nenhum a menos", só chinês para fazer um filme assim, sem efeitos, uma produção simples e singela, mas que mostra que cinema não é só grande produção efeitos especiais, etc., mas um bom roteiro e boa fotografia.

bjs

Du

Madalena Barranco disse...

Olá, querida Liz,

Vir aqui e como sentir o sabor das cerejinhas e o aroma de um coração transbordante de sorrisos:)

Adorei as dicas de filmes, contudo, confesso que não sou muito fã de filmes orientais. Acontece que do jeito que você escreveu deu vontade de assistir - heheh. Fiquei interessado no Lanterna vermelha. Já está em minha listinha de filmes que quero ver.

Beijos, com carinho
Madalena

Blog Luz por Roberta Maia disse...

Olá Liz!!

Meninaaaaa... obrigada pela generosidade de compartilhar filmes ótimos com seus leitores!!
Valeu Li,adorei!!!

Tenha uma Semana de Muitas Alegrias!!
Paz e Luz!!

Toninho disse...

Poxa tudo que escrevi deu erro do Blogger.Um teste amiga pra ver se vai.
Um abraço.

Toninho disse...

Bela sua generosidade amiga com esta relação com otimas resenhas,que nos provoca.Acho lindo isto,esta partilha.Ganhei o filme do Akira"Dreams" adorei,voce ja o viu?
Quero externar minha gratidão pelo carinho de sempre.
Desejo uma semana de paz e muita luz na vida de voces.
Que Deus cuide de voces com carinho.
Meu terno abraço.
Bju.

Cassya disse...

Oie, tudo bem? É a primeira vez que eu comento aqui, mas sempre leio o seu blog desde que o descobri através do blog da menina no sótão. Muito legal o que você escreve. Gosto desse lado zen da sua escrita. Mas não gosto muito do tamanho dos seus posts. Não é pelo tamanho em si. É que acaba demorando muito para carregar. Aí eu deixo ele aqui aberto e vou lendo os outros.
Esse post sobre o cinema oriental é muito legal, mas você poderia tê-lo fragmentado. Sabe? Iria ficar show. Vários posts sobre esse tema super rico. EU AMO CINEMA ORIENTAL.
Lanternas vermelhas já assisti várias vezes e tem um outro que você não citou aqui que eu também adoro. E não sei se segue essa linha, mas tem Anna e o Rei. Lindo.
Enfim, amo cinema oriental.
E por favor, não entenda mal o que eu disse. É que as vezes, estou com pressa e acabou não conseguindo ver todas as imagens, fico apenas com o texto mesmo.

beijos com açúcar e com afeto

Menina no Sotão disse...

Nossa, você já assistiu "memórias de uma gueixa"? Foi uma produção ocidental, mas baseado num romance oriental. Sei que os japoneses criticaram o filme por excessos e tudo mais, mas a história em si é bastante interessante. Eu gostei.
E o filme lanternas vermelhas é interessante. Lembro de tê-lo assistido, mas fiquei com raiva da personagem principal. Ela era muito burrinha.
Mas eu confesso que gosto mesmo é das lendas urbanas japonesas. São tão inocentes e sem sentidos que ao invez de terror, acabam virando comédia. Morro de rir. hahahahahaha

bacio

Liz - Como as Cerejas da Minha Janela... disse...

Cassya, minha querida, seja muito bem vinda ao meu blog!
Sabe, comento muito isso em outros blogs que entro e vejo que a pessoa consegue passar a mensagem que quer em poucas linhas. Eu não domino isso. Quero ainda aprender. Eu tenho plena consciência que meus textos são enormes, e antes de publicar sempre peço para meu marido ler para ver se não escrevi nada que fira, machuque ou leve as pessoas a me interpretarem mal, e sempre comento com ele que tenho que aprender a resumir dentro da minha mente, mas ainda não consegui. Mas um dia eu chego lá!
Fique tranquila que eu não levei a mal, pitadas para o bem são sempre bem-vindas! obrigada pela visita e volte sempre!
beijos com carinho...
Liz

Maria Cininha disse...

Puxa vida anotei os que não vi. Descobri que você ama cinema como eu.
Está semana passada vi dois filmes antigos em preto e branco. Ladrões de bicicleta" e o outro que eu adoro li o livro e já o filme dezenas de vezes.Zorba o Grego.

Que bom mais uma coisa em comum.
Faz um post sobre livros.


Beijos

Lilá(s) disse...

Ena belissíma descrição! adorei a lista de filmes dos quais só conheço dois mas, anotei os outros. Com a chegada do Outono apetece mais um cinemimnha.
Obrigada
Bjs

Eliete disse...

Liz que maravilha!Eu adoro filme chinês e muitos dos que vc indicou assisti e outros que vou depressinha pegar para assistir. obrigada pela dica.Uma bela postagem, uma agradável aula.bjs

Fê blue bird disse...

Minha querida e doce amiga:
Quero lhe agradecer os lindos e profundos comentários que faz nos meus blogues acredite que me fazem muito bem.
beijinhos

Rebeca Clemente disse...

Oiee eu sei eu estavo sumida mais eu estavo com muitas Saudades de vc,e do seu Bloguinho,pra vc querer saber o que aconteceu comigo Lizete e so vc ir la no meu Bloguinho,eu gostei muito dos Filmes Orientais,eu tambem amo,Uma Semana Maravilhosa pra vc lizete
Beijos
Rebequinha

Unknown disse...

Eu amei as indicações, pena eu não ter muito tempo... Parabéns, beijos.

Maria Alice Cerqueira disse...

Muito boa Tarde amiga
Obrigada pelo carinho lá no meu cantinho.
Hoje vim lhe pedir uma forcinha muito especial para realizarmos um sonho muito antigo que é cobrir a quadra de esportes de nossas crianças.
Só com sua ajuda podemos chegar a concretização deste sonho
Visite o link
http://www.mariaalicecerqueira.com/2011/10/nossas-80-criancas-carentes-estao.html
Conheça as nossas crianças !
Desde de já lhe agradecemos do fundo do nosso coração
Se poder me envie um e-mail para alicefdesa@gmail.com
Para que eu possa enviar o Nº da agencia e conta
Pode ajudar com o valor que você poder .
Tenha uma linda semana coberta de muito Amor
E paz
Abraço Amigo!
Maria Alice

Amara Mourige disse...

Olá Liz, quanto filme bacana...que maravilha de post.
Adoro filmes orientais assisti poucos mas todos muito bons.
Uma boa semana.
Carinhosamente.
Bjs
Amara
Meu blog tá legal?