terça-feira, 22 de maio de 2012

Islândia ... mágica Islândia ...


Esta terra dos sonhos e da magia é um dos meus lugares preferidos no planeta. O seu mistério, o seu silêncio e a sua beleza me fascinam a alma. Situada à noroeste do continente Europeu, entre as Ilhas Britânicas e a Groenlândia, a Islândia é um país insular, com apenas 103.000 Km2 e 313.000 habitantes (2008). Sua capital e maior cidade é Reykjavik, com 194.000 habitantes (2005).

Quando descoberta pelos vikings, há mais de mil  anos, a ilha da Islândia foi batizada como a "Terra do Gelo", pois grande parte do seu território é coberto por geleiras. No entanto, sua geografia também é composta por centenas de vulcões.

Os vikings não se estabeleceram no local, ficando ali somente até o inverno passar.
Mais tarde, a Ilha foi descoberta e colonizada por escandinavos, principalmente da Noruega, e povos celtas provenientes da Escócia e da Irlanda, lá pelos séc. de IX a X.



A ilha, até 2006,  era considerada um dos melhores lugares do mundo para se viver. O crash financeiro de 2008 mudou tudo e levou o país à bancarrota. O que não se esperava, no entanto, era que ele se recuperaria tão rápido, e em 2010, sua economia já se apresentava bastante elevada, surpreendendo o mundo.









Nos meses de Maio e Junho o sol ilumina o país durante o dia e a noite. Embora o país seja insular, o seu clima é considerado ameno, levando em conta a sua latitude. No verão chega à média de 10 ºC  e no inverno  1 ºC.




A herança cultural do País inclui a culinária islandesa, a poesia e as famosas Sagas Medievais Islandesas. Quando meus filhos ainda eram pequenos, me lembro que comprei alguns livros e lia para eles estas histórias incríveis, cheias de guerreiros corajosos, valentes, cheios de honra e dignidade.


























Os islandeses são conhecidos por sua incrível interação com a natureza, com a terra, com os seres...
Desde pequenos aprendem a respeitar profundamente os animais, as aves, as flores, a terra, os seres, o planeta...
Acho que é por isso que eu acho esse lugar incrivelmente mágico ... parece que estou em outro planeta ... em outra dimensão ...





























































































Escolhi o som do Sigur Rós ( que significa "Rosa da Vitória" ), esta banda incrível da própria Islândia. Nada poderia combinar melhor. Dizem por aí que o som deles soa "como se Deus estivesse chorando lá de cima" (por que será? ... ) ou que " é o som do fim ou do início do mundo".
Só sei que a primeira vez que ouvi o som "Olsen Olsen" (em 2003), deles, fechei meus olhos e fiz uma viagem incrível, mergulhei dentro de mim mesma, buscando aquilo que havia de melhor e mais fascinante em meu espírito, com a ajuda da belíssima música, terna, etérea e angelical ... e sabem o que eu encontrei? ... meu Cristo interior ... foi incrível ... adoro eles ... adoro a Islândia ... um dos meus lugares no mundo, embora eu seja muito friorenta ... mas é linda demais, sagrada demais, misteriosa demais ... assim como Sigur ...

Língua oficial: Islandês
Nome Oficial: República da Islândia
Capital: Reykjavík
População: + ou – 279.000 habitantes
Densidade 169º mais populoso 290,490 2.82 h/km²
Independência: 17 de Junho de 1944
Moeda: Króna (kr)
Fuso horário: UTC
Hino nacional: Lofsöngur TLD (Internet) .IS
Código telefónico: 354
Localização: Extremo norte do oceano Atlântico, nos limites do círculo polar Ártico. Noroeste da Europa.
Área: 103.000 km2
Moeda: Coroa islandesa

E para completar esta viagem incrível, assista este vídeo da banda (dê pausa no meu rádio, aí do lado), tocando ao vivo   para os islandeses, que estão sentados na grama, numa calma incrível, num lugar maravilhoso, e até parecem hipnotizados pelas músicas ...  é lindo demais ...!






Este vídeo abaixo tem duração de 1 hora e 37 minutos. Não procure entender a língua, pois o islandês é tipo um dialeto (tipo, esperanto...?), uma língua única (me lembra o alemão) e somente falado na ilha. Mas procure entender a alma, o coração das músicas... dos músicos (que para mim, lembram mais os anjos) ...
Assista este vídeo em um dia que estiver sem pressa, com tempo e com calma...sente-se, ligue o vídeo (às vezes conecto na televisão) e ... boa viagem ...
Quando acabar de assisti-lo, estará mais calmo, mais tranquilo, mais sereno ... mais conectado com o lado bom da vida, com o  nosso planeta, com  outras dimensões mais elevadas, de muita paz e harmonia ...
Na última música, voce irá penetrar profundamente no coração da mãe Terra, se conectando profundamente com os Reinos Mineral, Vegetal e Animal, e ao explodir em consciência, chegará a compreender, profundamente que:

"Todos   somos   UM SÓ ... UM SÓ ... UM SÓ ..."


Este vídeo foi removido, mas achei o de baixo, que é o mesmo. Clique no de baixo.



Este ainda está funcionando!


Espero que tenham gostado desta viagem! vamos fazer mais ... muito mais ... um beijo com carinho! e muitas saudades ...

Imagens:  E. J. Peiker  -    Stuck in Customs

50 comentários:

Anônimo disse...

Olá minha flor de Liz, que bom que você voltou a postar para nós, adorei a viagem, foi emocionante e profundamente divina, adoro pessoas que amam a natureza e vive em harmonia com ela, e poder ver um país assim, parece até um sonho, a música realmente angelical e nos leva no colo, linda... o vídeo eu vou ver final de semana com calma, e agradeço por copmpartilhar o país do seu coração, agora minha linda estou imensamente feliz com sua volta, a sua luz não pode faltar na blogosfera minha for...
TE AMO MUITO QUERIDA...XEROS DE FLOR DE LARANJEIRAS PARA VOCÊ VIU...

Marites Rehermann disse...

Nossa!! Não sei o que me emocionou mais! Se a história que eu não conhecia, deste país que agora me parece espetacular, se as imagens, que me fizeram viajar em um mundo de belezas inesquecíveis, ou o seu cantinho, que está de uma beleza divina!! Tudo tão perfeito e harmônico...demais! Parabéns!!
Estarei sempre por aqui!

Beijinhos!♥

Liz - Como as Cerejas da Minha Janela... disse...

Também amo muito voce, amirmã muito querida...! obrigada pelo carinho sempre...

Vy disse...

Oi florzinha se "Liz"!! Que bom te ver por aqui!! Preciso te confessar que a Islândia também é um dos meus lugares favoritos e que gostaria muito, muito de um dia poder conhecer! Também morro de frio, mas prefiro ele ao calor do Brasil, sem dúvida. O mágico e misterioso sempre me fascina, sou uma bruxinha do bem, com adoração pela mãe Natureza, pelos animais, minerais e tudo aquilo que é abençoado. Não se vá novamente, fique conosco por aqui, você faz muita falta!
Eu quase não estou postando também porque estou trabalhando muito, feito uma doida mesmo, então quase não dá tempo, mas sempre dou um jeito de dar uma passadinha!... Beijo grande querida Liz! Saudades! Vy

Blog Luz por Roberta Maia disse...

Olá Liz, que bom ver você de volta!!
Menina, que poster show,PARABÉNS! Adorei saber da história dessa cultura linda,a música...TUDO,OBRIGADA!!

Beijinhos Flor!
Muita Luz!!

chica disse...

Que bom te ver e voltando nos levando contigo nessa linda ,instrutiva viagem.

Fotos, vídeo lindíssimos! Adorei ver e saber mais desse lindo país!! beijos,tudo de bom,chica

Aliks disse...

Perfeito ... realmente mágico !!!

Bju grande

Cristina Ferreira disse...

Oi Liz, que bom que voltou, e em grande, com um post belissimo como este. Que pais maravilhoso a Islândia, que imagens incriveis. Gostei muito de saber mais deste pais, agora fica a vontade de conhecer...

Beijinhos.

Marites Rehermann disse...

Oi Liz querida, alguns amigos recebem este e-mail, não sei porque, eu também recebo de alguns blogs quando comento...Mas, ficou registrado lá, sim, o seu comentário!! Esteja sempre à vontade para me visitar!! Combinamos em muitas coisas...

Beijinhos!!♥

AC disse...

Maravilhosa postagem, só possível de quem gosta mesmo da Islândia.
As fotografias, então, são deslumbrantes!

Bj

Eloah disse...

Querida, maravilhosa viagem!Fria, meio árida mais encantadora, a Islândia. Seja bem vinda!Fizestes falta.
Voltarei sempre para acompanhar estas viagens pelo mundo.Bjs no coração.Eloah

Amara Mourige disse...

Liz, minha linda que bom que você está de volta. Voltou arrasando! Amei a postagem está maravilhosa!!!
Um ótimo final de semana.
Beijos
Amara

Élys disse...

Um postagem maravilhosa, emocionante.
Bom que você está de volta e trazendo belas fotos com um texto pleno de informações que eu não conhecia.
A música, também achei angelical.
A Islândia ganhou mais um admirador.
Obrigado, fiquei feliz...
Que tenha um lindo fim de semana.
Beijos,
Élys.

Eliete disse...

Luz,minha querida! Você arrasa com suas postagens. Uma profunda pesquisa e imagens maravilhosas.Obrigada por este trabalho ótimo que vc nos oferece com tanta generosidade.bjs

Élys disse...

Retorno, pois fiz um comentário, não sei se o publiquei.
Muito bom que está de volta.
Esta sua postagem me emocionou, pela musica angelical, pela beleza da Islândia, mostrada nas fotos, pelo país iluminado que é.
Muito pouco conhecia e fiquei encantado.
A Islândia, ganhou mais um admirador.
Obrigado por mostrar coisas tão bonitas.
Tenha um lindo fim de semana.
Beijos.

manuela barroso disse...

Minha querida
Meu anjo!
A tua bondade interior, a tua extraordinária sensibilidade, o amor que espalhas por tudo que vês, que lês, que escreves entranha-se de tal forma na nossa pele que ficamos com o perfume dessa viagem tão dentro de nós, como se fizéssemos parte dessas paisagens paradisíacas.
Aqui só apetece pão, água e um agasalho o resto fica por conta do Alto. É magia pura e entusiasmaste de tal forma que fiquei com vontade de voar para lá.
As fotografias são soberbas, os recantos de uma paz que invade mesmo longe.
A tua criatividade e incrível assim como o teu gosto por toda a cultura. Vir aqui, estar na tua companhia é um sossego contagiante!
Bem vinda querida Liz, volta sempre!Sempre!
Terno abraço minha grande amiga!

Anne Lieri disse...

Liz,impossivel não gostar!Que encanto de lugar,parece mesmo mágico!Imagens de sonho!Parabéns pela escolha!bjs e boa sexta1

Ivani disse...

Oi Liz, que delicia ver voce novamente e ler suas postagens.
Voltou em grande estilo amiga!
Lindas fotos, deslumbrantes cenários.
Também adoraria conhecer a mágica Islândia, você conhece?
Fala de uma maneira tão carinhosa e íntima, que penso que já esteve lá.
Vou atender sua sugestão e ver o vídeo com calma, quando estiver só.
A música da postagem é mesmo como se fosse o céu, em dia de muita luz.
Como é bom ver coisas lindas vindas de uma amiga. Voce é especial.
Beijos querida, e obrigada pela visita, volte sempre.

ValériaC disse...

Que lindeza de post minha querida...adorei as fotos, o lugar...é pra se encantar mesmo...
Minha querida, que seja lindo o seu final de semana, beijinhos
Valéria

BlueShell disse...

Que maravilha de lugar...e de gente!!!
havi coisas que eu já sabia, outras que desconhecia...mas fiquei com vontade de ir lá. Parece tudod mágico...um mundo de sonho....
Obrigada por estes momentos...E obrigada por tua visita,
+É paixão mesmo!

Um beijo em azul,
BShell

Fê blue bird disse...

Amiga, tinha tantas saudades das suas postagens, da calma e conhecimento que elas me proporcionam.
Enquanto escrevo estou a ouvir a música dos Sigur , mágica, linda!
As imagens deslumbrantes, acho que esta foi uma das melhores viagens virtuais que já fiz.
Obrigada minha querida amiga Liz.

beijinhos

Leninha Brandão disse...

Minha querida Liz,

Você nem imagina como fiquei feliz ao ver o seu comentário lá no Sonhos e Encantos...e agora ao ver esta postagem mägica,linda e completa sobre este país que também amo e que sempre exerceu um fascínio sobre a Menina dos Cachos,desde a mais tenra infância.Não existia TV,mas meus pais assinavam uma revista que mostrava países completamente diferentes e com tradições que ignorávamos,que não supúnhamos a existência.
Desde então passei a devorar todas as informações que conseguia obter sobre a Islândia e sua natureza bela e repleta de encantos para uma criança de imaginação fértil.
Obrigada por me trazer a magia da minha infância a esta altura de minha vida.
Bjsssssss,amiga,
Leninha

blog da Paraguassu disse...

Amada Liz,
Como esperei por este momento: o de poder voltar a ler suas belíssimas postagens, tipo esta que você nos apresenta agora.
Que show de imagens e fotos maravilhosas,amiga.
Adorei tudo! Desde a narrativa sobre este lindo país, sua história, seus costumes, seu povo, sua vida, enfim, amei de paixão esta postagem.
Parabéns, Liz! Estreastes tua volta com grande brilho!
As saudades são imensas. Mas, aos poucos, vamos nos falando.
Um ótimo final de semana para você e
um beijo enorme e saudoso em seu doce coração.
Maria Paraguassu.

CLEMENTE GERMANO MULLER disse...

Querida amiga Lis. Que maravilhoso esse teu espaço. Adorei as fotos, lindas, muito lindas. Já estou te seguindo pois adoro viajar e quando vejo fotos iguais as tuas eu viajo na imaginação. Um grande beijo.

Vera Lúcia disse...

Oi Liz,

Amei esta viagem, mesmo porque pouco conhecia sobre a Islândia.

As imagens são deslumbrantes.

Voltarei com calma para assistir aos vídeos.

A postagem está encantadora.

Beijo.

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Olá! que post perfeito e que fotos incríveis...adorei saber mais e fiquei pensando que se não fosse pelo calor deles de 10 graus, eu moraria neste lugar mágico e belíssimo sem problemas...mas é muito frio para mim...acho que não conseguiria!
Amei as fotos...e história e obrigada pela visita "lem casa"...valeu!
Bjs, que seu final de semana seja ótimo e de boas energias!
CamomilaRosa

Unknown disse...

Bom-dia,Liz! "Caí" no seu blog,vindo de Mãe Gaia(Beth)e fiquei super feliz com o seu post.Quanta sensibilidade!Claro que voltarei.Fotos lindas,música dos anjos...Mais tarde vou ver o vídeo e já gostei rsrs Meu nome é Osinete e moro no Rio de Janeiro.Bjs

Toninho disse...

Realmente minha amiga,beleza rara nesta terra de magia.Li sobre a recuperação deles foi fantastica mesmo.O primeiro video é otimo o som do YAMAHA é algo que faz viajar num mergulho lindo.
As imagens são belas e este amor ao meio faz toda diferença.Assim como voce não sou chegado ao frio,mas muito gostaria de estar num lugar deste.
Bom sempre estar com voce nestas belas apresentações de otimo estudo.
Parabens e grato pela partilha.
O segundo video vi o inicio e salvei para ver com tempo e conectado a TV.
Carinhoso abraço de toda paz e luz a voce com todas as alegrias na familia.Grato sempre pelo carinho e atenção
Beijo.

maria neusa guadalupe disse...

Liz: adoro a Islândia e seu povo valoroso...obrigada por compartilhar tão belas fotos.Que bom que vc voltou a postar,fico feliz.Beijos de boas-vindas.E amigos.

Noel disse...

De tirar o fôlego. A criação é divina. Saudades de você amiga!

Sandra Mitsue disse...

Oi Liz...
Amei essa viagem que você nos proporcionou...As imagens são lindas...o vídeo maravilhoso...Mas acho que nem preciso falar que amo passear por aqui e receber essa energia que você transmite nas suas postagens...
Ah...Quanto a votar na Nina...pode deixar que quando ela for participar de um concurso eu venho aqui pedir seu voto...rsrs..
E postei uma mensagem que você me mandou por email...e como a imagens era da Georgianna Lane...pedi a autorização para ela...Então não se preocupe...eu entendi sua ausência e agora estou felicíssima com sua volta abrilhantando a nossa blogosfera.Deixo o link da postagem que coloquei sua mensagem no Meu Cantinho ...

http://sandramitsue.blogspot.jp/2012/02/eu-te-oferecolindas-flores-lindas.html
Beijos!
San....

Meire Oliveira disse...

Meu pedacinho de luz, finalmente cheguei por aqui. Delícia olhar esse lugar lindo através do seu olhar encantado :)
Adoro frio, então só de imaginar o friozinho da Islândia já dá vontade de voar pra lá rsrs

beijos cheios de carinho e saudade

pensandoemfamilia disse...

Muito bem-vinda nos proporcionando tantas informações sobre a Islândia, nos levando a viajar através das imagens e da música.Não sou muito adepta ao frio, mas tanta beleza nos dá desejo de enfrentá-lo.
Grata.
bjs

ONG ALERTA disse...

Fotos maravilhosas, deve ser um lugar encantador poucos dias de sol mas mágico, beijo Lisette.

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Olá Liz. Gosto de lugares pequenos, onde a vida anda lenta e preguiçosa e o tempo pára para apreciarmos a beleza à nossa volta. Beijos.

Mirys Segalla disse...

Oi Liz:

Que fotos são essas, mulher??? Cada coisa linda!!!!!

Eu te vi lá no blog da Chica e vim te convidar a fazer parte da blogagem coletiva sobre o amor! A ideia é convocar todo mundo pra GASTAR TEMPO COM QUEM SE AMA, no Dia da Familia (pros Mosqueteiros), dia 31.05.

A história da criação desse dia e ideias muito legais pra surpreender alguém estão lá no Diário e todo mundo pode participar, tá?

Te esperamos!
Bjos e bençãos.
MIrys
www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com

Marites Rehermann disse...

Liz querida, vir aqui e ver tanta beleza é uma terapia para mim...Obrigada por suas agradáveis visitas em meus cantinhos!!

Muita luz e paz!!
Beijos!♥

Teresa Brum disse...

Que lugar lindo é seu blog, adorei ter vindo aqui e voltarei para passear com meu bem por aqui...um abraço e parabéns pelo lindo blog

Marineide Dan Ribeiro disse...

Já estava com saudades deste blog maravilhoso!
Que lugar incrível não?
Mas a língua deve ser muito difícil mesmo!
Só que pra mim é muito frio ainda...Não suportaria ficar sem o verão calorento kkkkk

Bjusssssssss

Leninha Brandão disse...

Vim rever o teu post,reler o teu sonho e deliciar-me com tuas fotos e esta melodia que me encanta.
Bjssssss,
Leninha

Anônimo disse...

Olá minha flor, passei aqui para te dar um grande abraço apertado, e te desejar muitas alegrias...xeros de hortelã fresco para você viu...

Beth/Lilás disse...

Liz, Cerejinha querida!
Nossa, viajei com as imagens e a bela música!
A Islândia parece que não é neste planeta, parece de outra galáxia até.
Beleza de post!
um abraço carinhoso, carioca

Anne Lieri disse...

Passando para rever essas belas imagens e deixar meu abraço!

Elisa T. Campos disse...

Liz

Maravilhaaaa.
Viagem fenomenal.
Você me fez viajar com esta postagem. Incrível.
As casinhas, iguais as que vi em filme. A música é também mágica parece que a gente está nesse lugar.
Islândia é realmente um pedaço do Paraíso. Depois vou ver com calma os vídeos.

Beijos

Elizangela disse...

Ei Liz!!
Que viagem gostosa acabei de fazer aqui no seu cantinho!!
Outro dia vi uma reportagem falando como na Islândia é frio na maioria dos meses do ano...verão com 10 graus???rsrs
Quero poder ver o vídeo que indicou..vai ter que ser no sábado depois da casinha arrumadinha!!rsrs
Amei conhecer o seu cantinho!!!
beijos e uma feliz tarde de quinta feira!

Lilá(s) disse...

Que bom, ter de volta esta amiga com os seus posts fabulosos! Cá em casa já há uns tempos se fala na hipótese de ir á Islândia, agora depois destas imagens o apetite aumentou!
Lindo!
Bjs

Anônimo disse...

Liz minha flor querida,

Só agora estou chegando.....me perdoe.
E fiquei muito emocionada com sua postagem.
Meu Deus!!! que lugar é este!!!
Realmente dissestes TUDO!
É como estarmos em outra dimensão, não parece uma terra aqui da terceira dimensão, é como se estivessemos vestidos em nossa mais Pura essência, visitando lindas moradas espirituais.
Fiquei encantada com o vídeo, é um som realmente muito diferente....que nos faz entrar numa profunda conexão com nosso interior.
Minha querida, quero lhe agradecer por tão Maravilhosa postagem.
Viajei em suas palavras, com suas imagens e com as lindas músicas!

Um grande beijo em sua Linda Alma!!!

JAN disse...

Olá Liz.
A integração homem/natureza traz um resultado tão bonito!
E seu post trouxe essa beleza até nós...
Viajei no tempo e no espaço.
Valeu!

Abração
Jan

Alessandra disse...

Oi Liz!

Quase não estou postando, nem comentando porque estou trabalhando bastante, fazendo estágio e preparando as coisas do casório.
Já perdi as contas de quantas vezes vim ver esse post. É mágico me faz sonhar, a música me leva para um momento de calmaria perfeita.
Mas não consegui ver o segundo vídeo, foi removido é uma pena.
Finalmente parabéns mais uma vez pelo post maravilhoso.

super beijo.

Noel disse...

Liz, estamos sempre por aqui para encher nossos corações de aromas,cores e ternura. Por favor continue copartilhando emoções conosco!