terça-feira, 24 de maio de 2011

A Palavra e a Atitude...

Nessa imensa busca minha em compreender a existência humana e suas atitudes, aprendi muita coisa.
Eu buscava tanto, tanto, mas tanto que...um dia me veio a resposta para algumas indagações...é claro que essa busca é infinita...em termos de saber, conhecer, compreender o Universo, nós, seres humanos estamos apenas a engatinhar...temos muito a aprender e apreender...
Mas algo muito interessante que estudei foi sobre a "Lei do Retorno", o "Poder das palavras e de nossas atitudes"...
Tudo, mas tudo mesmo que fizermos, qualquer atitude nossa, retornará para nós mesmos, mas não na mesma proporção. Se você fizer algo bom para alguém ou para algo, segundo a Lei do retorno, voltará 3 vezes mais para você o bem que fez a outrem. E a mesma coisa em relação ao que você faz de mal para o outro. Retornará em forma de mal 3 vezes mais àquilo que fez ao outro, ou à algo.
Este conhecimento me fez reavaliar muito a minha vida. É, a minha própria vida. É que tem gente que ouve ou lê isso, e mais do que rapidamente, olha para o outro que está ao seu lado, e diz "viu, olhe bem o que voce faz para mim..."

Mas a atitude correta é olhar para dentro de voce mesmo e repensar nas suas próprias atitudes, no que faz, em como voce trata os outros, como trata tudo o que está à sua volta.
É preciso saber que a palavra tem força. Força para criar tanto para o lado bom, quanto para o mal. É preciso saber que, quando voce fere o outro com palavras, voce fere profundamente. Espiritualmente, voce faz no outro um corte imenso, como se voce tivesse lhe dado uma facada. E, isto sangra...sangra muito...é invisível para os olhos humanos...mas o corte está lá...a ferida foi feita...mas sabem o que é pior?...é uma ferida, um machucado muito difícil de ser curado...não há remédios, pomadas, curativos...só a dor...muita dor...e muita tristeza...e para piorar tudo: a Lei do Retorno...implacável...inexorável...e aí, a dor novamente...3 vezes mais...agora: para você...

Nooossaaa, triste não? injusto, não?
Não, não acho.
Cada um recebe aquilo que plantou.
O plantador de maçãs vai colher o que? MAÇÃS!
O plantador de espinhos e ervas daninhas vai colher o que? ESPINHOS e ERVAS DANINHAS.
O plantio é livre. Voce planta o que quiser. A colheita? OBRIGATÓRIA. Vai colher o que plantou.
É Lei. Ponto.

Por isso, é necessário sim, sempre prestarmos mais atenção em tudo o que fizermos, em tudo o que pronunciarmos. Prestar atenção em como tratamos o outro, em como agimos em relação ao Universo, ao nosso Universo. No seu mundo, no seu universo, com as pessoas e com tudo que faz parte deste teu mundo: como voce age? o que voce fala? o que voce faz?
Tem gente que culpa Deus, culpa os outros, culpa o mundo. Mas ele nunca é o culpado.
"Oh, Deus, o que fiz para merecer isto? " ou "Deus está me castigando".

Este "deus", não existe. É criação humana. Deus não tem nada a ver com isto. Deus não castiga ninguém. Deus não é um ser, com feições e gestos humanos, e mais: pensamentos e sentimentos humanos. Deus não é um ser de barbas longas e cabelos brancos, com um cajado nas mãos, que fica nos vigiando, nos olhando lá de cima, prestando atenção em tudo o que fazemos, para depois nos julgar e nos aplicar punições. Isto o homem criou, tal como criou os deuses da mitologia grega ou romana. Deus não é nada disto. Isto é ilusão.

Deus é uma Energia. Somente uma Energia. Uma Energia Viva, que vive Imanente no Universo.
Onipresente. Onisciente. Onipotente. Só uma Energia.
A Energia do Bem.
Do Amor.
Da Sabedoria.
Da Perfeição.
Em Deus não há dualidade. Em Deus não há maldades, misérias,  pobreza, guerras, dor nem sofrimentos.

Quando voce sofre, não se esqueça, foi voce mesmo quem plantou uma situação que te trouxe tristeza, dor e sofrimento.

Toda vez que estou triste, faço uma profunda reflexão. Não culpo ninguém. Nem a mim mesma. Apenas reflito. Repenso em todas as minhas atitudes e palavras. Que tudo me sirva de lição.
Que eu cresca...que eu melhore...que eu não machuque ninguém...que eu não fira com palavras...com gestos...com atitudes...que eu ame mais...que eu perdoe mais...que eu ajude mais...que eu acerte mais...da próxima vez...

Ainda bem que "Tudo passa"...depois da tempestade, com certeza, a abonança...

Aí começa tudo de novo...e desta vez, vou tentar ser melhor...vou tentar acertar mais...vou plantar melhor...vou plantar flores...de todos os tipos...de todas as cores...meu mundo vai ficar melhor...meu universo vai ser mais colorido...pintado com as cores da aquarela...e um dia melhor virá...a dor já foi embora...agora, é só colher as coisa boas que EU plantei de novo...tudo foi bom...tudo aconteceu para eu melhorar...para eu crescer...para eu evoluir...

Uma brisa leve, doce, vagarosa, carinhosa...passou...e me disse que eu vou ser feliz...que eu JÁ sou feliz...que eu só tenho que agradecer...e prosseguir...a caminhada é longa...mas vou feliz...


Texto escrito por: Lizete Ferraz

2 comentários:

Beth/Lilás disse...

Cara Lizete!
Seu texto foi precioso de se ler no dia de hoje.
Eu também acho a mesma coisa, sinto Deus desta maneira e por isso ajo dentro desse preceito de não fazer mal ao outro para não receber na mesma proporção. Pelo contrário, procuro as palavras ou as retenho dentro de mim, para não magoar ou deixar marcas no outro.
Adorei sua postagem e foi a única que me deu vontade de comentar no dia de hoje.
Estou em férias por esta semana aqui na minha casa da montanha (Petrópolis) e não comentarei muito esta semana, por isso estou avisando aos amigos da blogosfera, ok.
um forte abraço, carioca.

Menina no Sotão disse...

Precioso o seu texto. Acho que essa mania das pessoas apontarem o dedo na direção do outro é irritante. Isso sem falar naquelas que dizem "consegui isso tudo por Deus". Fala sério, conseguiu porque foi lá e fez. Fosse o contrário, tivesse ficado sentado numa pedra, nada conseguiria.
Ou não dou créditos a ninguém pela minha dor, alegria, conquistas. Dou crédito a mim porque eu fiz por merecer ou não. Amém. rs

bacio