sexta-feira, 17 de junho de 2011

De olho na Globalização...e seus efeitos... (Parte II ) - Continuação do texto acima

Mas em tudo o que eu fazia, eu era assim, colocava meu espírito de jovem idealista. Lia muito, estudava muito, então desde muito cedo aprendi a pensar, ou ainda, me ensinaram a pensar. E quando você pensa, com lógica e raciocínio, fica difícil de ser conduzido pela massa, de ir com a "onda", de ser manipulado. Mesmo que uma roupa estivesse na moda, se eu achasse que não caia bem em mim, também não usava. Possuía o meu estilo próprio de vestir, ser, e viver.  Eu fazia a minha moda. Então, acho que  a saída é esta. A massificação depende de cada um. Por isso, meu incentivo quanto aos estudos e leitura é tão grande. Quando iniciei este blog,  uma das minhas primeiras idéias era levar às pessoas  listas de livros, para todas as idades, por onde começar a ler para se tornar uma pessoa mais informada. Pois o estudo é para isso, preparar-nos para aprender a pensar e a raciocinar por nós mesmos.  É lógico que terão aqueles que não fugirão à regra, que não irão remar contra a maré. Irão na onda. Mas aquele que estuda, pensa, desenvolve a lógica e o raciocínio, sempre estará à margem, e por muitas vezes, sozinho. Por que sempre será minoria. É necessário o esforço e a vontade individual de cada um para poder mudar ou melhorar a si mesmo.
Mas também é preciso pensar se não existe aqui  um outro lado da história, e é para  aí que está caminhando a humanidade, ou seja, como evolução das raças, dos povos, algo estaria  acontecendo e nos conduzindo para um lado bom, passivo e positivo, permitindo que os povos possam conviver em harmonia , sem guerras, disputas, deixando de acreditar que  cada um é melhor que  o outro? Será que ao nos encontrarmos todos parecidos, uns com os outros, o muro dos preconceitos, tabus, crenças errôneas e racismos não resista e caia? será que não nos enxergaríamos melhor, percebendo que não há diferenças tão gritantes assim entre nós, que há a possibilidade de sermos todos iguais, brancos, amarelos, negros, vermelhos, seja o que for, vivendo harmonicamente no mesmo planeta, sem que para isso precisemos guerrear e matar uns aos outros? que a cultura de um não é melhor que a de outro, e que sim, todas são importantes e que juntas, unidas, misturadas, só acrescentam e e embelezam mais o nosso próprio mundo? Poderíamos citar aqui, como um pequeno exemplo, o Período Helenístico, que teve como marca o ideal de Alexandre, O Grande, de levar e difundir a cultura grega aos territórios que conquistava, desde o Egito até a Índia, mesclando assim valores ocidentais e orientais. E o que resultou disto? Um período fantástico na história da humanidade.
Do ponto de vista cultural, o período compreendido entre 280 e 160 a.C. foi excepcional. Tiveram grande desenvolvimento a história, com Políbio; a matemática e a física, com Euclides, Eratóstenes e Arquimedes; a astronomia, com Aristarco, Hiparco, Seleuco e Heráclides; a geografia, com Posidônio; a medicina, com Herófilo e Erasístrato; e a gramática, com Dionísio Trácio. Na literatura, surgiu um poeta extraordinário, Teócrito, cujas poesias idílicas e bucólicas exerceram grande influência. O pensamento filosófico evoluiu para o individualismo moralista de epicuristas e estóicos, e as artes legaram à posteridade algumas das obras-primas da antigüidade, como a Vênus de Milo, a Vitória de Samotrácia e o grupo do Laoconte. É fantástico estudar este período da história, e como podemos ver,  a mescla de culturas pode trazer resultados positivos.
Também temos o Brasil como um exemplo de mescla de culturas que deu certo. Há pontos de vistas que afirmam que o Brasil é um país desaculturado. A verdade é que o Brasil é um país muito grande, formado por regiões e povos de quase todo o mundo. Sendo assim, ele possui uma influência multicultural. É impossível defini-lo como um país de uma cultura só. E o melhor, vários povos, várias culturas, convivendo de forma pacífica e harmoniosa. Poderíamos até dizer que é um país que poderia servir de exemplo para o mundo, excetuando-se a sua forma de política e governo do país (é óbvio). Nossa, na época da ditadura eu já estaria enrascada!
O que eu realmente  desejo, é que,  mesmo que essa massificação de culturas aconteça, que não dê mais para voltar atrás, é que cada uma contribua com aquilo que tem de bom, belo, e  que acrescente e melhore mais o nosso mundo, o nosso planeta, o nosso Universo...quem sabe...um dia?...

Texto escrito por: Lizete Ferraz
Imagens 1: We love it
Imagem 2Natyele Ksneer
Imagem 3: We love it

Um comentário:

Luma Rosa disse...

Lizete, você foi uma criança muito sortuda! Ou melhor, continuou com sua sorte na adolescência e hoje é uma mulher consciente, por causa da sorte que teve em ter um lar onde seu pai era esclarecido sobre sua condição de educador. O mundo parecia menor, existiam menos perigos e as pessoas tinham mais consideração umas pelas outras. Mas porque agora pensamos que o mundo é mesmo pequeno só que invadido demasiado pela violência, justo porque as pessoas não tem mais tanta consideração umas com outras. O engessamento dos sentimentos, banalizou o cotidiano e as pessoas - Penso que o desejo por uma retomada de valores é crescente e em muitas sociedades a educação em casa (alfabetização e estudo) vem ocupando lugar, justo para forçar os pais a serem mais ativos na criação dos filhos, reforçando mais os valores familiares.
Queria responder seu post em uma postagem, mas estou me preparando para uma viagem na segunda. Já escrevi sobre Globalização, se quiser ler eis o link.
Gostei muito de saber que você leu meu texto e sentiu vontade de interagir. Este é o grande lance da internet! Obrigada!! Bom fim de semana! Beijus,