sexta-feira, 3 de junho de 2011

Leitura: Múltipla escolha - Lya Luft

"(...)A vida é como um teatro. Nós somos os roteiristas, iluminadores, personagens, faxineiros, plateia, os que desenham os cenários e vendem entradas (Ás vezes, vendemos a alma). O primeiro grande personagem, senhor absoluto é o tempo, correndo entre bastidores ou poltronas, como um hamster em permanente agitação.(...)
(...)Não precisamos ser unicamente bonecos. Podemos ser também aqueles que inventam os bonecos e manejam as cordinhas, escrevem e dizem as falas.(...)"
Confesso que não acabei de ler este último livro de Lya, apesar de adorá-la, apoiar suas idéias e concordar em "quase tudo" com ela. Acontece que eu me acho muito parecida com ela...na forma de pensar e ver a vida.
Falamos muito sobre ética, moral, bons costumes e valores. Eu acrescentaria um ítem a mais que eu gosto muito de falar, é sobre a espiritualidade...
E confesso, para todos vocês que estão começando a ler, aqui comigo, o que escrevo, falar sobre estes temas nos dias atuais não é nada fácil. Não é fácil acabar sendo tachada de "retrógrada, quadrada, à moda antiga,  e muitas vezes até de chata, repetitiva, cansativa, pedante," e por aí vai...
Logo eu, que amo e prezo muito a Liberdade em minha vida...e na vida de quem está perto de mim...meu marido e meus filhos que o digam...deixo pra eles assinarem embaixo as minhas palavras...

Prezo muito a Liberdade porque cresci sem conhecê-la, embora a desejasse intensamente...
Mas descobri também, como já disse para vocês aqui, que a liberdade verdadeira só se consegue através do conhecimento e entendimento profundo do que significam realmente estas palavras: ética, moral, bons costumes, valores...
Mas nem sempre me sinto à vontade ao escrever sobre estes temas, pois acho que cada um tem o seu livre arbítrio, e deve e pode fazer o que quiser com ele. Mas, também fica aqui um conflito:  dividir ou não dividir...dizer ou não dizer...repartir ou não repartir...e eu realmente optei por compartilhar com vocês, através deste blog,  experiências profundas de vida que me levaram muitas vezes para um profundo buraco, uma escuridão sem fim, e então, como eu consegui sair de lá...encontrando depois, muitas vezes, a paz e a felicidade...
É lógico que estas não são de um estado permanente, nossa vida está sempre oscilando...como a maré...como o vento...como o sol...a lua...a tempestade...mas a mim,  basta saber que "tudo passa..." e que a brisa leve, doce e fresca...vem novamente...respirar em meu rosto...e dizer: a felicidade está para chegar...novamente...

E é isto que Lya Luft diz, com uma calma, serenamente, também, em seus livros...para todos vocês...ela quer dividir, compartilhar, que podemos ser felizes...aqui e agora...só depende de cada um de nós...
Então, só me resta dizer: leiam, devorem Lya Luft. Ela é esplêndida, maravilhosa e tem muito a dividir e compartilhar conosco, através de um leitura gostosa, inteligente e muito reflexiva.
E eu...vou terminar de ler o meu livro...

"A grande meia verdade: a Liberdade..." (William Blake)

Um beijo, com carinho...
Imagem: Google

Nenhum comentário: