quinta-feira, 7 de julho de 2011

Cinema: quando a poesia fala...


Sabe, sou um pouco como a senhorinha (como fala a Beteh, do Mãe Gaia, acho bonitinho...) do filme "Poesia"...acredito que através das poesias nosso mundo realmente fica mais belo...passamos a enxergar a vida e os fatos de uma outra maneira...com os olhos de um poeta...mesmo que você não escreva...só leia...tudo fica mais mágico...mais leve...mais encantado...através da poesia também sinto que encarei o mundo e seus problemas como se estivesse assistindo a um filme...como uma telespectadora...mas eu sempre fui assim...muito sonhadora...como diz um amigo: "às vezes, utópica"...mas só sei que a poesia me embalou...me fez um redoma de luz e magia...e assim eu viajei...por aí afora...vivendo a vida...me encantando...outras vezes chorando...mas sempre, sonhando...

Já citei alguns filmes sobre a vida de grandes artistas da Pintura e agora vou falar de alguns filmes que contam a vida de Poetas, iniciantes e renomados. Vale a pena assistir e conhecer um pouquinho de suas vidas.

Brilho de uma paixão
O filme fala sobre o romance do poeta inglês John Keats, em 1819, com Fanny Brawne. Achei este filme brilhante, uma performance perfeita dos artistas e com uma belíssima fotografia.



O carteiro e o poeta
A vida do poeta chileno Pablo Neruda. Este filme é uma verdadeira "obra de arte". Um dos meus filmes favoritos.



Sylvia, Paixão além das palavras
A vida da poetisa americana Sylvia Plath e seu conturbado relacionamento com o marido, também poeta, Ted Hughes. Apesar de ser um filme dramático e triste, pois ela se suicida, eu me sinto fascinada por este filme. Também está na lista dos meus preferidos.



Lope
A vida do poeta espanhol Lope de Vega, dirigido pelo brasileiro Andrucha Waddington, numa brilhante recriação da época, Madri no pós guerra do século 16.



Cyrano de Bergerac
Um filme da vida do poeta francês Cyrano de Bergerác, interpretado pelo brilhante ator Gerard Depardieu.



Vinícius
Um documentário sobre a vida deste grande poeta brasileiro.




Howl
O filme fala do julgamento, em 1950, do polêmico poeta americano Alen Ginsberg - James Franco - que foi acusado de pornográfico, por seu poema "Howl".



Eclipse de uma paixão
O filme retrata a amizade de dois grandes poetas franceses, Arthur Rimbaud e Paul Verlaine. No elenco, Leonardo Di Caprio e David Thewlis, em excelentes atuações.



Poesia
A linda história se passa em Seul, onde uma senhora resolve cursar aulas de poesias e através delas, passa a ver o mundo de uma outra forma.



Sociedade dos poetas mortos
O clássico filme de Peter Weir, onde um professor procura abrir a visão de seus alunos através da leitura de poemas dos grandes poetas ingleses. Um excelente filme.





Mais alguns:

- Poeta de sete faces: Documentário da vida de Carlos Drummond de Andrade

- Só dez por cento é mentira: Documentário da vida de Manoel de Barros

- O tigre e a neve: A vida do poeta italiano Atillo De Giovanni

- O libertino:  A vida do poeta inglês John Wilmot

Se vocês se lembrarem de mais algum, me falem. Beijos!

13 comentários:

chica disse...

Alguns deles vi e gostei. De qq mofo, ótima dicas para todos!
Que teu dia seja bem legal,beijos, chica

Beth/Lilás disse...

Ihhh, Cerejinha Liz, ainda está sem conexão perfeita?
Eu mudei também na semana passada para uma nova, a GVT e foi no ato, tudo ficou melhor.
Não dê mole para eles e cobre uma conexão boa, ok.
Olha, eu vi quase todos estes que nos fala, menos o Poesia e Howl, mas adorei estas dicas por aqui, pois estava sem idéia de pegar coisas novas pra ver na locadora.
Thanks!
Ahhh, um que eu amo de paixão e já vi trocentas vezes quando passa na TV é Nothing Hill, talvez porque seja louca pela Inglaterra e as cenas mostram muitos lugares que eu amo por lá.
beijinhos cariocas

Blog Luz por Roberta Maia disse...

Amei as dicas...alguns filmes já vi, outros não!!!

O carteiro e o poeta é um filme belo!!!

Fiquei curiosa com a dica do filme: Brilho de uma paixão, vou assistir!!!

Lindo Dia!!!
Muita Luz!!!

pensandoemfamilia disse...

Já vi alguns dos citados, mas vou pegar algumas das suas dicas.Adoro a Sociedade dos Poetas mortos, já o revi algumas vezes.
A poesia está na nossa sendibilidades e alguns filmes nos passam encantamento.
bjs

Rozani disse...

Oi,minha querida!
Por incrível que pareça, eu só assisti 3 filmes da sua lista: Sylvia, Sociedade dos poetas mortos e O libertino. Eu que amo ver filmes.Hoje em dia eu ñ tenho assistido muito dvd.Eu vejo os filmes da HBO e telecine.Acabo ñ pegando filmes na locadora.
Adorei o que vc escreveu. Lindas palavras. Vc devia escrever um livro.
bjs, Rozani

Vaneza S. disse...

Desses eu só vi O Carteiro e O Poeta e Sociedade dos Poetas Mortos... adorei as indicações... vou até salvar o post pra mim.

BeijoZzz

Depois tu vem dizer que eu não ia me interessar pelo que vc escreve. Rum! rs

Menina no Sotão disse...

Eu adoro filmes e com poesia então, melhor ainda. Já assistiu Mensagem pra você? As vezes acho que é como abrir um livro e ir lendo a história daqueles personagens. rs
Amo Sociedade dos poetas mortos e Sylvia. Os demais, lembro de um ou outro apenas. rs
Bem minha cara, voltei e vou voltar sempre que o assunto me chamar. Sou assim, só comento se o vento acaricia minha pele, como agora em que estou com vontade de ir até a tv, ligar e ver mensagem pra vc mais uma vez. rs

bacio

maria neusa guadalupe disse...

Que listagem perfeita...vi alguns e anotei os outros.....adoro poesias tb,apesar de não ter o dom de escrevê-las.Mas saber apreciar é um dom também,não é???? Beijos poéticos e gratos.

Rosane Castilhos disse...

Roubo as palavras de Rubem Alves: "Quem primeiro percebe são os poetas. Isso se deve ao fato de que os seus olhos são diferentes. Por isso eles vêem as coisas ao revés. Poesia são as coisas vistas ao contrário. Não é coisa de pensamento, é coisa da visão. Quando as pessoas, ao ouvir um poema, dizem que não entenderam e pedem explicações, é porque elas puseram o poema no lugar errado, no lugar onde moram os pensamentos. Mas um poema não é para ser pensado na cabeça. É para ser visto com os olhos."
E digo mai com o coração!!!!!
Também adoro poesias e aprendo grandes lições com elas.
Adorei as dicas, querida!

Beijinhos

Anônimo disse...

Adorei o filme Brilho de uma Paixão, mas gostei mesmo do seu Blog inteiro, maravilhosos Post, agradável designer, parabéns, e sabia que você tinha bom gosto e bom papo, rsrsrs...

Anônimo disse...

Adorei o filme Brilho de uma Paixão, mas gostei mesmo do seu Blog inteiro, maravilhosos Post, agradável designer, parabéns, e sabia que você tinha bom gosto e bom papo, rsrsrs...

Toninho disse...

Belas indicações Liz,em filme que realmente nos reproduzem,como aqueles poemas que nos leem.Na realidade quando vim aqui,era para ler sobre este topico,indicado pela Norma do Pensandoemfamilia.Mas gostei logo do tema do dia,que faz repensar.Tem um filme lindo Dreams, do Akira, que faz uma bela viagem pela obra de Van Gogh.É muito lindo,creio que ja deve ter visto.
Muito bom Liz,vou seguir por aqui.
Tenha uma linda semana de muita paz.
Meu abraço e bju de luz nos seus dias de alegria com a familia.

Ana Paula disse...

Acabei de te ver lá nos céus da Chica e vim conhecer este cantinho de cerejas. Adorei! E mais ainda porque recente assisti ao filme Poesia, um dos mais belos que já assisti, na minha opinião. E vou deixar uma dica: Minhas tardes com Margueritte, belíssimo também! Parabéns pelo blog! Ana Paula

ladodeforadocoracao.blogspot.com