terça-feira, 17 de julho de 2012

Educando os Filhos para a Felicidade


Foto: Kimberly Chorney


Muitas vezes  encontramo-nos adultos com muitas limitações, recalques, medos e complexos. E se, por alguma eventualidade,  iniciarmos um processo de análise para nos conhecermos melhor, perceberemos que a raiz de tudo encontrar-se-á na nossa infância. Por isto, resolvi escrever sobre este tema: Educação das Crianças. Trabalhei muitos anos nesta área, e consegui resultados excelentes aplicando a metodologia que passo a descrever a seguir. 

Palavras de Sabedoria para Educação das Crianças


* Elogiar e confiar, para despertar a potencialidade infinita que se aloja na criança.
* O sorriso, as palavras de amor e o elogio melhoram a criança.
* A criança cresce na direção em que for elogiada

Esse é um dos passos mais importantes, se voce quiser que seus filhos resultem em adultos mais felizes e mais confiantes em si mesmos. Jamais dirija ao seu filho palavras que o substimem, que denigram a sua auto-imagem ou que o coloquem para baixo. É na infância que estaremos contribuindo para a construção da personalidade e do caráter dos nosso filhos. A auto-imagem que eles terão será a que lhes foi transmitida desde a mais tenra idade. Na verdade, a educação dos filhos começa na fase ainda intra-uterina e continua após.





Risque de seu vocabulário frases como: "voce é um idiota, vocé é um burro, voce é um tapado mesmo. Voce é feio, fulano é mais bonito". Palavras que expressem falta de confiança: "eu sabia que voce ia fazer isso;  não dá mesmo pra confiar em voce; eu não acredito em voce; voce não tem jeito mesmo". 
E vamos trocar por:

"Voce é muito inteligente; nossa como voce é capaz; voce é um filho abençoado e amado por mim; eu admiro tudo o que voce faz e o que voce é; voce é uma criança muito bondosa; voce é uma criança linda; eu confio em voce; eu acredito em voce; voce será muito feliz."

Não economize em palavras de elogios. Mergulhe o seu filho em elogios e palavras de amor.







* Filho revoltado ama os pais; ele quer o amor dos pais.

Muitas vezes, principalmente nos dias atuais, não temos tempo de dar a devida atenção aos nossos filhos.  Quando chegamos em casa, depois de um árduo dia de trabalho, não temos disposição nem mesmo para conversarmos com eles e ver como foi o seu dia. Aos poucos, vamos nos distanciando. E no fim , o resultado disso, é, sem dúvida alguma,  filhos revoltados. Pois saiba que filhos assim estão somente querendo chamar a sua atenção e lhe dizer que precisam do seu amor. Lembrar a voce que um abraço, um carinho, um pouco de afeto é muito mais importante do que uma roupa bonita, de marca, ou um carrão de última geração. As coisas materiais não preenchem o vazio deixado pela falta de companhia, amor e afeto que não foram dispensados pelos pais. Dá tempo de consertar isso: converse profundamente com seu filho, não importa a sua idade, desça do seu pedestal, coloque-se diante dele com humildade, e lhe peça perdão. Já vi muitos adolescentes rebeldes se transformarem depois de uma atitude assim por parte dos pais. Crianças e jovens possuem uma disponibilidade no coração para  perdoar  muito maior que os adultos e o mais velhos. Use-a.  Sem medo de ser feliz. Sem medo de parecer ridículo. O que importa é seu filho saber que voce o ama e que ele é a pessoas mais importante de sua vida. Ele precisa saber que voce  não soube como lhe dizer isso, ou não teve tempo. 

Para as mães que trabalham fora e muito:  o que realmente importa não é o tempo que voce passa com  seus filhos, mas a qualidade deste tempo. Por isso, sempre que chegar em casa, mesmo cansada, permita-se dialogar com seus filhos, saber como eles andam, o que estão fazendo, com quem estão saindo. Deixe eles sentirem que voce se preocupa com eles, que voce os envolve em seu dia a dia e quer e deseja saber mais sobre eles. Isto é fundamental para a saúde psíquica de seus filhos. Então, trabalhe nela. Esteja presente e solícita, sempre que eles precisarem. E sempre diga a eles que os ama muito. Envolva sempre seus filhos com amor, abraços, muito afeto, muitos beijos, muitas palavras de elogio e carinho. Isto é fundamental para uma vida na maturidade mais feliz.








* A mãe sábia educa o filho com sorrisos, e a tola implanta a revolta com reclamações.
* Bons filhos  formam-se num lar alegre.

 Procure fazer de seu lar um lugar mais harmonioso, onde reine muito mais o sorriso, o diálogo, a compreensão, a tolerância, a bondade, a suavidade e leveza do coração. Um lar cheio de brigas, reclamações é um caminho aberto para levar os filhos à procura de más companhias e lugares  e situações condizentes com o que eles estão vivendo em casa. Pense muito nisso. O que eles buscam lá fora sempre será semelhante ao que vivem aqui dentro. 

Outro dia li uma frase que achei muito bacana: "quando for procurar um marido, não escolha o mais rico, escolha o mais engraçado, porque este ajudará a construir um lar com mais harmonia  e alegria." Legal isso, não?







* O filho muda quando mudam os pais.
* Os pais educam pelo exemplo, antes que pelo falar.

 Os pais ensinam muito mais pelo exemplo, pelas atitudes, do que pelo falar. Não adianta voce querer falar e ensinar aos seus filhos sobre honra, caráter, valores e moral, se isto está em falta em sua própria vida, em seu cotidiano, em suas palavras, atitudes e ações. Seja,  e eles também serão.







* Criança feliz estuda voluntariamente.

 Voce sabia que alguns dos grandes gênios da nossa história chegaram até a ser expulsos das escolas? alguns tiravam notas péssimas em matérias que eles não gostavam? não deixe que uma nota escolar possa dizer quem realmente o seu filho é. Alguns excelentes alunos chegam mesmo a apresentar sérios problemas de conduta e caráter, desvios de personalidades, são bastante problemáticos, porque estudam forçosamente, só para que, por capricho e ego de seus pais, eles possam parecer, diante da sociedade a que pertencem, pessoas extremamente inteligentes e talentosas, quando na verdade talento e inteligência devem e precisam ser uma manifestação espontânea do ser humano.  Portanto, cuide apenas de incentivar os estudos de seus filhos com palavras de elogios, com crença em sua inteligência e capacidade, e naturalmente, o gosto pelos estudos surgirá. E se porventura, por algum problema pessoal, ele não estiver indo bem na escola, coloque-se em posição de amiga, confidente e companheira. Não cobre nada, apenas tente entender o que está acontecendo e o porquê deste problema estar ocorrendo. Criança feliz e bem estruturada estuda espontaneamente. O inverso, significa que ela não está bem. Então, antes de cobrar notas, procure compreender o que se passa na alma e no coração de seu filho. E então, tudo se encaixará e voltará a se harmonizar, e sozinho, ele, naturalmente, voltará a estudar e a ser um bom aluno.









* O seu filho não é seu; antes de tudo e de qualquer coisa, ele é filho do mundo, filho do Universo.
* Amar, e confiante, libertar.

 Este acho que é o passo mais importante, e consequentemente, o mais difícil. Compreender que o filho não é nosso, para alguns pais, é um passo bastante difícil e dolorido. Mas ele não é. Seu filho nasceu para o mundo, e ao mundo pertencerá. Assim como na natureza com os animais, um filho tem um tempo de vivência, convivência  e aprendizado junto aos pais. Após isto, terá que ser apresentado ao mundo e  sozinho terá que partir, para  a conquista e construção do seu próprio mundo e universo, e o mais importante,  procurar o seu encaixe neste novo mundo. Isto é um ponto importante e fundamental. E uma das funções dos pais é esta. Preparar e educar o filho para que, chegada esta época, eles possam ter base e alicerce para construir por si mesmos uma vida equilibrada, feliz e realizada. É claro que terão que buscar isto, mas, se estiverem preparados, eles terão êxito e nada os deterá. Os pais que não conseguem compreender isto, podam e cerceiam os filhos desta liberdade que lhes pertence por natureza, correm o risco de verem seus filhos, adultos, transformados em pessoas frustradas, tristes e dificilmente, realizadas.  Portanto, preparem-se desde sempre para criarem seus filhos com confiança e liberdade, tendo a total consciência de que eles não te pertencem, mas que sempre estarão de volta quando precisarem do seu amor e do seu apoio.  E a recompensa para os pais, por terem a consciência disto e por terem lhes transmitido esta educação de mútuo respeito, diálogo, amor, compreensão, valorização, cooperação e liberdade, será o retorno em forma de felicidade.  Quer coisa melhor na vida do que ver nossos filhos felizes e realizados?  Mas também esteja ciente de que ele terá que galgar o que tiver que galgar, passar o que tiver que passar, para conseguir atingir esta meta de realização e desejo de felicidade. E os pais estarão lá, sempre que necessário for, apoiando e fortalecendo seus filhos,  toda vez que eles precisarem.






"Se eu fizer tudo isto, meu filho será um adulto sem problemas na vida?" É claro que não! mas estará apto a viver nesta vida, que é repleta de obstáculos e adversidades, com mais positividade, dinamismo e competência, e ao se deparar com os problemas que a vida impõe, saberá lidar com eles de uma maneira mais positiva, madura, racional e saudável para ele, sabendo tirar proveito de tudo para o seu próprio  fortalecimento e crescimento, tanto material quanto espiritual. 


E eu sempre digo:
Os filhos devem ser mergulhados em palavras de amor, carinho e elogios até os 15 anos. Após isto, eles estarão preparado para o mundo, terão se tornado seres humanos sadios física, mental e psiquicamente e serão muito úteis à humanidade.






Têm surgido atualmente correntes contra este tipo de metodologia, que ensina a educar os filhos com mais positividade. Dizem que esta estaria contribuindo para criar adultos frustrados por não conseguirem se realizar, ser feliz e obter sucesso profissional. Não abracem estas correntes. Eles estão trabalhando na mão inversa. Querem o contrário. Se dizem realistas e pés no chão. Nunca se esqueçam de que por trás de pessoas que se dizem realistas, pés no chão, há na verdade pessoas extremamente pessimistas e que não conseguiram se encaixar na sociedade em que vivem. Acreditem sempre que palavras de amor, carinho e elogios é o que realmente fará de nossos filhos adultos mais equilibrados e sadios para a sociedade, ajudando a exteriorizar a real capacidade que eles carregam e trazem consigo em sua essência. Capacidade esta para serem felizes e realizados, sim. 
Desejo boa sorte a voce, nesta empreitada, pois educar é uma arte, uma grande e valorosa arte!...

Estes cartões que ilustram este post é um presentinho que eu montei para voces e para as crianças. Podem imprimir e colocar em quadrinhos ou fazer cartazes e espalhar pela casa, ou colocar no computador deles, é para fazer o que quiserem. O importante é eles estarem sempre envoltos em palavras positivas e amorosas.

Um beijo com carinho!

Texto: por Lizete Ferraz
Pesquisa:  Livro  Pedagogia, de M. Taniguchi


35 comentários:

manuela barroso disse...

Bem Liz...não sei se escreva se me deixe ficar com a tua música embaladora!
...........
Pessoa dizia que "quem não vê bem uma palavra, não pode ver bem uma alma". Entendendo aqui a palavra como o diálogo que urge haver com as crianças, com os filhos, como chegar ao coração dos jovens senão através do amor, da compreensão, do estímulo? Como querer que eles amem e se amem se nunca ouviram palavras de afeto?Como podem os pais entender o que sente a alma de um filho, se não se esforça por lhe dar apoio, por não saber ou nem se esforçar por entender a sua alma? E que resta de uma criança que não foi amada? O que fica no inconsciente da criança que se sente rejeitada?
Os traumas são imensos, Liz, e como conhecedora da matéria, é como dizes e muito bem: é enaltecendo os jovens, os filhos que eles crescem em abundância.
Se assim não for, temos consciências imperfeitas na beleza do amor, na partilha da bondade.
Como sempre...tu és fantástica.
E sempre tão oportuna!
Parabéns querida Liz.
Enorme e terno abraço

Ivana disse...

Liz
Esse repouso forçado está rendendo muito!
Que artigo maravilhoso, existe metodologia melhor do que aquela que é feita com amor? Essa metodologia eu acredito, essa metologia faz a criança ser um adulto feliz. Nossa, Liz, nem tenho mais palavras para escrever o quanto este post me emocionou...de verdade!!!
Liz, nunca cobrei da minha filha, e ela sempre foi bem nos estudos, e está cursando uma excelente faculdade, me sinto muito orgulhosa e agradecida a DEUS por tudo, tudo! Um grande abraço, uma ótima noite!

Anônimo disse...

Minha querida, estou aplaudindo de pé este post, concordo plenamente e totalmente com você viu, tenho 4 jóias preciosas que Deus confiou a mim, e é maravilhoso poder educar e prepará-los para a vida, eu amoooooooo isso, e faço com muitooooooo amorrrrr, sou mãe de carteirinha, e principalmente amiga dos meus filhos, bem não preciso dizer mais nada, você minha Liz já disse tudo, espero que muitas pessoas possam ter acesso a esse post, e vou linkar com certeza lá em cada viu, para divulgar, acho importantíssimo essas dicas e temos que espalhar, parabéns querida...xeros de infância para você...

Unknown disse...

Oi querida Liz, adorei seu texto como sempre!
Sabe talvez eu até já tenha comentado isso em outro post seu, eu tomo sempre o cuidado de não repetir com minha filha o modo de ensino de meu pai(violência física e moral)!
Não, eu não a maltrato, o que quero dizer é que infelizmente, quando somos criados dessa forma guardamos essas atitudes dentro de nós e se deixarmos e passarmos a achar normal, acabamos por agir da mesma forma(um circulo vicioso, entende?). Sabe aquela historia, "eu fui criado assim e estou aqui"!
Tenho muito medo de me tornar meu pai...prefiro ser como minha mãe!!rs
Mil Bjks

Blog Luz por Roberta Maia disse...

Nossa Liz!!
Estou emocionada com a sensibilidade de seu poster!!
Esse poster é para quem é mãe ou pretende ser um dia!!

Quem já sofreu violência física e moral, de uma educação severa, sabe o quanto é importante cada palavra dita aqui!!

Beijinhos meu anjo!!
Fica na Paz!

Veronica disse...

Post maravilhoso querida parabéns! Beijos.

Cidinha disse...

Olá, Liz. Boa noite! Belissimo post. Toda sensibilidade,delicadeza e respeito e carinho há essas pessoinhas maravilhosas que são as crianças. Obrigada pela partilha! Adorei. Grande sabedoria! Obrigada pela carinhosa visita. Volte sempre! Beijos e ótimos dias.

Ivani disse...

amo vir aqui por isso! sempre palavras lucidas, lindas de otimismo e fé.
voce tem o dom de ensinar, passar coisas boas, informar.
suas explicacoes sao faceis de entender e muito profundas.
fico emocionada e agradecida por ser sua amiga.
a crianca feliz é criada por pais que se amam e passam amor.
essa é a raiz de tudo, e voce nos mostra que é isso mesmo, é esse o caminho.
responsabilidade mesclada com respeito e muito amor.
parabéns minha querida, um beijo com muito carinho para voce.

Élys disse...

Amor, carinho, diálogo com qualidade, compreensão, exemplo salutar, creio que são alguns ítens para uma boa educação.

Um poster que eu aplaudo de pé e não poderia ser diferente, sabendo o quanto você é ligada a sua Imagem Verdadeira.
Tenha um lindo fim de semana.
Beijos.

manuela barroso disse...

Vim refrescar os olhos nestas mansas águas (flores!), e ouvir os teus cânticos de paz!
Abração kirida, te gosto muitooo!
Bjisssss

Vera Lúcia disse...

Liz, querida,

Que postagem rica e maravilhosa!
Todos que estão envolvidos com a criação, educação e formação de crianças deveriam ler este post.
Ele é completo e de muita lucidez.

Muitos pais procuram aliviar sua culpa pela falta de tempo que dispensam aos filhos tentando comprar-lhes com presentes, quando na verdade tudo o de que eles precisam é de amor, compreensão e valorização.

Existem lares onde há filhos preteridos, que são definitivamente marcados e consequentemente prejudicados diante das situações
da vida.

Os pais precisam se conscientizarem da importância de seu papel na formação de seus filhos, entendendo que cabe-lhes preparar os filhos para a vida e para o mundo, caso contrário não terão como prestar contas a Deus diante da sagrada pergunta: "Que fizestes dos filhos que te confiei?"

Parabéns, querida! Decerto uma luz para pais e educadores.

Dia magnífico para você.

Beijão.

chica disse...

Muito importante isso.Tratamento ideal é o que põe pra cima!!beijos praianos,chica

Elisa T. Campos disse...

Querida Liz

Você é uma pessoa maravilhosa e sobretudo sábia.
Felizes todas as crianças que te rodeiam.
Tudo o que postas aqui me emocionam.
Obrigada por você existir.
Fiquei também feliz por vocês terem gostado do e-mail.

Beijos
e um carinhoso abraço a todos.

Leninha Brandão disse...

Minha querida Liz,

Você é mesmo uma querida!E linda por dentro e por fora,sábia em suas postagens,sensível e encantadora.Me faz um bem enorme vir até aqui e perceber em suas palavras uma sincronia imensa com o meu modo de pensar.Amar e demonstrar o amor é sempre a melhor maneira de se educar...elogiar,fazer sobressair as qualidades,dizer palavras de estímulo...a chave da boa criação dos filho está ai.Dar em qualidade o que falta em quantidade...

Sempre agi assim em relação a meus filhos e alunos e estou colhendo hoje o que plantei um dia:filhos atenciosos,amorosos e que sabem educar os próprios filhos.

Seu blog está um encanto,minha querida.E quem fala que não entende de tecnologia?Entende e muito,como entende de sentimentos e sensibilidade.

Bjsssss carinhosos da amiga que te quer muito bem,
Leninha

pensandoemfamilia disse...

Amor, palavra chave da educação. Elogios, exemplos pessoais, presença afetiva aão alicerçes sempre para uma educação saudável.
Linda a música.
bjs
Obrigada pelas visitas carinhosas.

Anne Lieri disse...

Lizete,ensinamento precioso e tem tudo a ver!O elogio faz toda a diferença na educação!bjs e parabens pelo excelente texto!

CamomilaRosaeAlecrim disse...

O amor é a paciência é a chave para o sucesso com filhos e com o próximo...adorei!
E os quadrinhos são lindos demais...linda mensagem e palavras, parabéns!
Te desejo um ótimo final de semana com muita criatividade e boas energias para executá-las!
Beijos
CamomilaRosa

MA FERREIRA disse...

Lisete querida...

Amei ler teu texto...

Educar exige uma boa dose de paciencia, persistencia..amor..
É saber ouvir, reforçar o positivo sempre.. e orientar ára o caminho correto.
Educação é obrigação dos pais... e er educado é um direito que toda criança deveria ter.
O amor sempre é o meçhor remedio..

beijos

Eloah disse...

Meu carinho especial a você Liz, doce amiga, neste Dia dedicado aos amigos. Com tua presença, teu incentivo e generosidade, vens ocupando um espaço de ternura no meu coração e fazendo da minha caminhada suave passos, doce cadencia e um mundo de esperanças.
Grandes voos e obrigada pela amizade. Bjs Eloah

Eloah disse...

Meu carinho especial a você Liz, doce amiga, neste Dia dedicado aos amigos. Com tua presença, teu incentivo e generosidade, vens ocupando um espaço de ternura no meu coração e fazendo da minha caminhada suave passos, doce cadencia e um mundo de esperanças.
Grandes voos e obrigada pela amizade. Bjs Eloah

Marineide Dan Ribeiro disse...

Amiga, muito obrigada pela sua visita e um grande abraço pelo dia do amigo!
Sou muito grata pela sua amizade viu?
Adorei seu post. Acho muito importante cuidarmos bem de nossas crianças pois, elas são as semente que brotarão amanhã...Seus frutos dependem de nós...

meu blog principal é o Leio, logo existo! http://marciagrega.blogspot.com

Bjusssssss

Tem vários blogs no meu perfil porque alguns deles eu apenas administro...

Rosane Castilhos disse...

OI MINHA LINDA E DOCE AMIGA!
VIAJEI POR ESTE DELICIOSO BLOG, TUDO CONTINUA LINDO E COM SEU CARINHO EM CADA PALAVRA, EM CADA POST.
QUE POSTAGEM MARAVILHOSA, CHEIA DE LUZ, DE ENERGIA BOA, DAQUELAS QUE CARREGAM O CORAÇÃO DA GENTE DE SABEDORIA E VONTADE DE FAZER O BEM. TUDO PRECIOSO, VÁLIDO PARA NOSSA VIDA E PRA NOSSA PRÁTICA DIÁRIA DE CONVIVER.
TUDO DE BOM.
UM BEIJO PRA LÁ DE CARINHOSO!!

Aliks disse...

Liz ... que linda essa postagem !!!
Perfeita como sempre ... é muito bom te visitar e encontrar textos tão inspiradores !!!

Bju grande e tenha um final de semana abençoado

Maria Rodrigues disse...

Meus parabéns pelo excelente post. É realmente importante ensinar os nossos filhos com atitudes positivas e dizer-lhes vezes sem conta que os amamos e que eles são e serão sempre super especiais para nós.
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria

Arione Torres disse...

Oi Liz, querida, seu blog é um charme1
Vim lhe desejar um lindo começo de semana, bjs!

Amara Mourige disse...

Querida,excelente post!
Quanta sensibilidade!
Uma semaninha de muita luz.
bjs
Amara

Teresa Brum disse...

Se todos os pais e professores agissem assim, com certeza não teríamos tantos adultos recalcados e jovens se drogando pelas esquinas da vida.
Amei, como amo tudo que seu coração dita a você...beijinhos eternos em seu meigo coração e uma linda semana.

Cristina Ferreira disse...

Maravilhoso post, Liz. Tem muita familia, que deveria ler urgente o que você escreveu.
Li esta frase em um livro , e achei que tem tudo a ver com o seu post: "uma coisa simples, vista ou ouvida e logo esquecida, pode , em uma criança, mudar todo o curso futuro da sua inteligência"

Beijos

Maria Alice Cerqueira disse...

Ola querida amiga,
Hoje é apenas para agradecer a sua carinhosa presença no meu cantinho.
Gostaria de lhe comunicar que estou na semifinal na Ostra poesia, e lhe agradecer pelo seu carinhoso votinho.
Muito obrigada!
lhe desejo um lindo dia para voce.
abraço muito amigo
Maria Alice

Arione Torres disse...

Oi Liz, passando para lhe desejar uma ótima semana, bjs!

Marineide Dan Ribeiro disse...

Passando para te deixar o meu abraço!
Bjussss

Vera Lúcia disse...

Olá, minha doce amiga,

Obrigada pela encantadora visita.
Estou aproveitando para levar a imagem, já que você autorizou.

Uma deliciosa noite para você.

Beijão.

Blog Luz por Roberta Maia disse...

Olá Liz, seu Blog é destaque no Blog Luz, espero que goste!!

Obrigada pela autorização!
Beijinhos Iluminados!

Ivana disse...

Oi pessoa linda!
Vim saber como você está, se está melhor, já está caminhando ou já voltou trabalhar?
Obrigada pelo carinho no meu blog e no blog da minha xará, você é uma pessoa muito generosa, e minha xará uma escritora de primeira, assim como seu espaço. Um grande abraço, você é muito querida.

Toninho disse...

Pois é querida amiga, educar é arte mesmo.Depois de ler com carinho e atenção esta belissima postagem, saio ainda mais convicto.Este mergulhar a criança é muito interessante e devemos fazer de tudo para não criar pessoas frustradas. Ter filhos uteis para a vida é tudo que se quer.
Grato pela partilha de excelente texto.
Carinhoso abraço de paz e luz e que Deus nos proteja sempre e aos filhos.
Beijo.